Grupo cria Vakinha Online para comprar casa para vendedor de paçoca em JF
Editor

Um grupo de voluntários de Juiz de Fora se uniu para ajudar o Anderson Paçoca (@andersonpacoca10), carismático vendedor que trabalha na região dos bairros São Mateus e Alto dos Passos. Figura icônica na cidade e sempre com um sorriso no rosto, Paçoca vem garantindo ao longo dos anos o próprio sustento, percorrendo bares e restaurantes para vender chiclete - começou com paçoca, e o apelido pegou.
Aos 43 anos, Anderson vive em uma casa em situação precária, no Bairro Parque Guarani, junto com seus cinco cachorros. Devido a necessidade de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus e com os bares de portas fechadas, Paçoca não está trabalhando e, com isso, passando por dificuldades.
Com o objetivo de garantir o sustento do vendedor, os voluntários organizaram uma live solidária pelo Instagram. A primeira aconteceu em abril. Devido ao sucesso, foram organizadas outras ações, como venda de kits de guloseimas e até uma Vakinha Online para que Paçoca conseguisse sair do aluguel. Segundo Fernando Prados, que iniciou o movimento, ele já conhecia Anderson e ficou sensibilizado após assistir uma live. "O Anderson é sempre muito engraçado, mas após ver o vídeo que ele fez, fiquei me perguntando sobre a real situação dele. Entrei em contato e o Paçoca me falou que estava passando por dificuldades, então e eu outro amigo resolvemos ajudar. Produzimos algumas lives e criamos uma conta bancária para ele".
Logo depois, mais pessoas aderiram ao movimento solidário. Com o apoio de Kathyana Garcia Silva Ferreira e Thaís Tatonn foi criada a Vakinha Online Uma casa pro Paçoca, com o objetivo de arrecadar R$ 160 mil. Até o momento, a ação tem mais de 1.500 apoiadores e já conseguiu R$ 92.140,00. “Nos últimos meses, por conta da pandemia, temos sido inundados diariamente por notícias tristes, histórias e mais histórias de perdas. Nada melhor do que a solidariedade para nos sentirmos mais conectados uns aos outros nesse momento de distanciamento, mais humanos na melhor acepção da palavra. O exercício da bondade passa por nos importarmos com quem está ao nosso redor”, decresceu a voluntária na página da campanha.
O sucesso da campanha tem sido tanto que o Grupo Victory Hotéis também abraçou a causa e hospedou o vendedor por um mês. Além disso, outras empresas também apoiaram a causa. Veja, abaixo, a história do Paçoca.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!