Saiba como escolher e preparar feijão
O vilão do prato do brasileiro, nos últimos tempos, o feijão, pode até andar sumido da hora do almoço, mas faz falta e há quem não abra mão dele. Afinal, quem não gosta de um bom prato de arroz com feijão, bem fresquinho e temperado?
Na hora de comprar, verifique a data de empacotamento e de validade para os feijões que vêm ensacados ou certifique a textura dos grãos através de uma leve mordida, se estiverem sendo vendidos a granel. Se partirem facilmente, são novos. Se estiverem duros demais, são velhos e podem demorar muito para cozinhar.
Antes de cozinhá-los, espalhe a quantidade desejada em cima de uma mesa e escolha os grãos, dispensando os feios, defeituosos e as pedrinhas, que costumam vir agregadas. Depois, lave os grãos e deixe de molho por 12 horas para amolecê-los.
Há duas maneiras de cozinhar o feijão: na panela comum ou na panela de pressão. Seja onde for, descarte a água em que ele ficou de molho e coloque uma nova água para cozinhá-lo.
Cozinhando na panela comum
Coloque o feijão e a água (para cada xícara de chá de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1h30, confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.
Cozinhando na panela de pressão
Coloque o feijão e a água (para cada xícara de chá de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 25 minutos (para feijão novo) ou 30 a 45 minutos (para feijão velho).
Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula com um garfo. Tem quem coloque metade da panela em baixo da torneira para esfriar. (Nunca abra a panela quente e com pressão).
Pegue alguns grãos e veja se eles estão macios se você conseguir amassar com um garfo sem esforço ele está no ponto, se não, volte para o fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Assim que esfriar, pode dividi-lo em potes e guardar por 3 meses no freezer ou congelador. Deixe para temperá-lo no dia que for comer, para que fique com sabor de fresco.
Como temperar feijão
Para cada 1 xícara, use meia cebola pequena em cubos, 2 ou 3 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de sal e 1 colher de azeite, basta refogar tudo no azeite em uma panela separada, quando refogar pegue 1 concha de feijão com caldo e jogue na panela do refogado e amasse com a concha ou um amassador de batatas. (Amassando o feijão você expõe sua polpa onde contem amido e ajuda a engrossar o caldo).
Deixe ferver e devolva para a panela do feijão, misture bem e adicione 1 folha de louro se desejar pode fritar linguiça ou bacon e colocar também, agora espere cerca de 10 minutos para que o caldo engrosse. (Importante mexer de vez enquanto para não grudar e queimar).
Agora já sabe, prepare seu feijão preferido, poste nas redes sociais e marque a hastag #comclaudinha
Um beijo e um brinde
Claudinha Figueiredo
Artigo enviado pela jornalista Cláudia Figueiredo em 2016
Mestre em Comunicação
Autora de livros sobre culinária
Site: www.gastrocomamor.com.br
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!