Aprenda receitas saudáveis com a cúrcuma para todas refeições do dia

Nome do Colunista Sissa Nascimento 1/10/2018

Saudações com alegria!

Na oficina culinária, dependendo de como são elaborados os alimentos, estimulamos a seguir a própria intuição, transformando-os em energia de cura.

Partindo de ingredientes acessíveis, podemos ter uma alimentação nutritiva, para os que buscam harmonia com a natureza.

Vamos nessa onda de saúde?

Cúrcuma a estrela da vez...

A especiaria pode ser usada como remédio natural, suas propriedades neuroprotetivas ajudam a melhorar a cognição. Ótima para manter o cérebro em forma e diminuir chances de doenças neurodegenerativas.

Oficina culinária - Receitas:

Leite de ouro:

Aqueça 300ml de leite vegetal (côco, castanha, amêndoas, etc), acrescente uma colher de chá de manteiga clarificada, canela, cravo, baunilha e gengibre, 1 colher de chá de cúrcuma. Ferva por 3 minutos.

Sardinhas douradas:

½ kg de sardinhas frescas e limpas, suco de 1 limão, azeite, 1 colher de chá de açafrão com pimenta, sal a gosto.

Modo de Preparo: Tempere as sardinhas, deixe marinar por 20 minutos, coloque em uma grelha até que fiquem douradas, sirva com salada e arroz integral.

Frango com amendoim e cúrcuma:

½ kg de frango caipira, 1 cebola, 1 colher de sopa de cúrcuma com pimenta, 3 dentes de alho, 1 xícara de amendoim torrado sem pele, 1 colher de chá de sal. Corte em cubinhos: 1 pimentão vermelho, 1 pimentão verde, 2 tomates sem pele e sem sementes, salsa, cebolinha e manjericão.

Modo de preparo: cortar as cebolas em cubinhos e dourar, refogar o frango com todos os ingredientes, acrescentando aos poucos 1 xícara de água para formar um caldo suculento.

Pão de inhame com cúrcuma:

½ kg de inhame cozido e amassado, 1 xícara de polvilho doce, 1 xícara de polvilho azedo, 1 colher de sobremesa de cúrcuma com pimenta, ½  xícara de azeite, sal, orégano, manjericão, a gosto.

Modo de preparo: Amassar bem os ingredientes, fazer as bolinhas e colocar em tabuleiro e forno quente.

*Esse pãozinho pode ser congelado. A textura é de pão de queijo sem queijo, para quem tem intolerância a lactose.

Saúde e paz!

ACESSA.com - Aprenda receitas saud?veis com a c?rcuma para todas refei?es do dia