Concurso vai eleger os melhores queijos Integrantes do júri dão dicas de como comprar, conservar e consumir o produto fabricado em grande escala em Minas Gerais



Priscila Magalhães
Repórter
10/07/08

Durante os dias 15, 16 e 17 de julho, a coordenação do 35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, que acontece durante o 25º Congresso Nacional de Laticínios da Epamig/Instituto Cândido Tostes, está envolvida na eleição dos melhores produtos. "O objetivo é tentar padronizar os tipos de queijos e eleger os melhores", diz um dos coordenadores do concurso Daniel Arantes Pereira.

Para colocar um bom produto no mercado é fundamental que a matéria-prima do queijo tenha qualidade. "O leite deve ser retirado de animais saudáveis. A higiene é importante em todo o processo, com uso de equipamentos adequados e treinamento do pessoal", diz.

Mas como os consumidores podem saber se um produto lácteo é de qualidade? Na hora da compra, a dica de Daniel para os consumidores é observar a data de validade e se a embalagem não está violada.

O professor de tecnologia de queijos do ILCT e júri do concurso Júnio César Jacinto de Paula diz que os consumidores observam a cor do queijo, por isso este é um dos pontos que o júri leva em consideração durante a avaliação. "A aparência física do produto é muito observada. Eles procuram se há crescimento de mofo e de diferença na coloração", completa.

Além da cor, a professora de queijos do ILCT e júri do Concurso Renata Golin diz que é importante observar outros detalhes. Se o queijo for do tipo parmesão, é normal que ele tenha uma textura granular. "Isso significa que ele foi bem maturado e adquiriu as características próprias. Ele tem sabor mais picante", diz ela. O queijo do tipo camembert, precisa estar macio e a casca não pode descolar. "Quando o consumidor apertar, precisa sentir que ele está macio".

Foto de queijo parmesão Foto de queijo reino

Sobre a conservação, Júnio diz que os queijos nunca devem ser congelados pois perdem suas características. "Eles são uma estrutura protéica, que se rompem por causa do gelo. Quando são congelados, não fatiam e liberam água". Sobre o consumo, a dica da professora de queijos do ILCT e também júri do concurso Denise Sobral é deixá-lo fora da geladeira por duas horas antes do consumo. "Isso realça o sabor".

Veja as características que indicam qualidade
  • Queijo Prato: O odor e sabor são suaves. Ele é amarelo-palha e tem a cor homogênea. Sua massa é compacta e lisa, com consistência semi-dura e elástica. A crosta é lisa, fina e de cor amarela.
  • Queijo Gouda: Ele tem a cor amarela e sabor suave. Sua consistência é semi-dura, elástica e manteigosa. Apresenta olhos (os "furos") redondos e pouco numerosos. A crosta é lisa e amarela, podendo ser pintada ou revestida.
  • Queijo Parmesão: Possui a crosta grossa, lisa, podendo ser seca ou untada. A consistência é dura e tem a cor amarela, com sabor picante e forte.
  • Queijo Reino: Sua massa é semi-dura, pouco elástica, com untura tendente a seca. Há poucos olhos arredondados que variam de três a cinco milímetros de diâmetro. A crosta é lisa, fina e colorida de vermelho-lilás. O odor e sabor são próprios, picantes e suaves, que tendem ao adocicado.
  • Queijo Provolone Curado (defumado): Tem a crosta firme, lisa e de cor amarelo-castanho. Sua textura é fechada e tem a cor amarelo-palha, homogêneo. A consistência é semi-dura e seu sabor é picante.
  • Requeijão Cremoso: O formato é variável, pois sua consistência é mole. A massa é homogênea e cremosa, apresentando cor branca. É caracterizado por ter o sabor ácido e salgado.
  • Queijo tipo Gorgonzola: Apresenta a crosta fina, úmida e de cor amarela. Tem a consistência mole e se esfarela. É normal que tenha a textura fechada, com pequenos buracos mecânicos. Tem a cor branco-creme, com formações azuladas bem distribuídas por causado Penicilium roquefort.
Os mais consumidos

Os queijos mussarela, prato e o requeijão são, nessa ordem, os mais consumidos no Brasil. "Eles são os queijos de mesa e usados como ingredientes, por isso são muito produzidos e comercializados", diz Denise. Na lista de preferência do consumidor brasileiro ainda estão o queijo reino e provolone.

O consumo dos queijos mofados, como o gorgonzola e camembert, ainda não estão no topo da lista, porém já começam a se tornar mais conhecidos. "Eles ainda não são muito consumidos, mas estão começando a crescer no mercado. Muita gente não conhece", explica a professora.

Denise ressalta a alta qualidade dos queijos produzidos no Brasil. Segundo ela, as indústrias brasileiras têm colocado no mercado produtos comparados ao produzidos n França. Minas Gerais se destaca. No Estado são produzidos todos os queijos citados acima. "O reino é fabricado em Ibitipoca, Lima Duarte e Santos Dumont e o Gorgonzola no sul de Minas", exemplifica ela.

Concurso

Nesta terça-feira, 15 de julho, 28 juízes analisaram produtos inscritos por cerca de 80 empresas no 35º Congresso Nacional de Laticínios. "O júri é composto por professores, pesquisadores, especialistas dos serviços de inspeção e técnicos de empresas de laticínios, que não estão participando do concurso", diz Pereira. Os jurados analisam o aspecto global, cor, consistência, odor, textura e aroma. "Cada tipo tem suas propriedades e, em caso de empate, o sabor tem peso maior", esclarece ele.

Foto de queijo Foto de queijo

Os produtos foram divididos em nove categorias de produtos: queijo prato, gouda, provolone, parmesão, reino, requeijão cremoso, doce de leite pastoso, gorgonzola e o destaque especial. Os inscritos nesta última categoria devem apresentar produtos que tragam alguma novidade. Neste caso, a avaliação é feita levando em consideração a criatividade, apresentação e a opinião do júri, através de uma escala hedônica. Os três primeiros lugares de cada categoria recebem troféu e o primeiro ganha o direito de usar o selo de certificação da Epamig. A premiação acontece nesta quinta-feira, 17 de julho, às 20h, no Expominas.

Veja as novidades que concorrem ao destaque especial
  • Queijo coalho com pimenta calabresa
  • Flor do caparaó
  • Pasta queijo com shitake e tomate seco
  • Doce de nata suíça diet
  • Doce de leite com açaí
  • Frescal san bios
  • Doce de nata suíça diet ameixa
  • Doce de nata suíça diet morango
  • Doce de nata suíça diet maracujá
  • Doce de leite com pimenta
  • Doce de leite com cajá
  • Hambúrguer de queijo
  • Cream Cheese alternativo
  • Queijo de ovelha
  • Queijo de coalho com carne de sol e manteiga de garrafa
  • Queijo serra da Mantiqueira
  • Queijo manteiga culinário
  • Queijo coalho com pimenta calabresa

Foto de queijo Foto de queijo Foto de queijo

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...