Na ceia de final de ano, a rom? n?o pode faltar Pode ser consumida salpicada em saladas e em molhos.
Acredita-se que ela traz tranq?ilidade e fartura



Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
27/12/2008

Na ceia de final de ano, a rom? n?o pode faltar. A fruta alimenta simpatias populares, decora mesas e tem alto poder nutritivo. Para quem est? sempre controlando o peso, a nutricionista Wanessa Aquino d? uma boa not?cia: " A rom? pode ser consumida a vontade, pois possui um teor cal?rico baixo. Em cada 100 gramas da fruta (equivale a uma rom? grande), h? 68 calorias".

Wanessa conta que a fruta ? tradicional nas regi?es pr?ximas ao Mar Mediterr?neo. No Brasil, chegou atrav?s dos imigrantes portugueses. Atualmente, a Espanha ? considerada uma das grandes exportadoras de rom?.

Existem dois tipos de rom?. A amarela, que possui grande quantidade de sementes e uma pequena parte carnosa, e a vermelha. Esta possui pequena quantidade de sementes e uma grossa camada carnosa. As duas s?o igualmente ricas em nutrientes.

De sabor levemente ?cido, a fruta possui boas doses de vitamina C, c?lcio, dentre outros nutrientes. ? considerada importante no processo de cicatriza??o. A nutricionista afirma que auxilia na preven??o do envelhecimento. H? pesquisas que sugerem ainda a sua efic?cia na preven??o do c?ncer de pr?stata.

No momento de escolher a fruta para comprar, Wanessa afirma que ? preciso observar se h? machucados na rom?. Caso haja, ? prefer?vel escolher outra, pois o amassado ou o corte pode agregar bact?rias e fungos. "Quanto mais perfeita estiver a fruta, melhor. Se ela estiver um pouco verde, ela ainda n?o est? t?o madura. Mas se estiver muita amarela ou muito vermelha, dependendo do tipo, pode ter passado do ponto", ensina.

Foto de rom?s Foto de uma rom? Foto de rom?s
Composi??o por 100 g
  • Calorias - 68 Kcal;
  • Carboidrato - 17,20 g;
  • Prote?na - 0,95 g;
  • Gordura - 0,30g ;
  • Colesterol - 0;
  • Fibra - 3,55 g;
  • Vitamina C - 6,10 g;
  • C?lcio - 3,0 mg;
  • Ferro - 0,3 mg;
  • S?dio - 3,0 mg.
Simpatias e dicas de consumo

Foto de rom?s Acredita-se que comer sementes de rom? traz paci?ncia e tranq?ilidade. Neste final de ano, a dica ? salpic?-la em saladas e entrada da ceia. H? uma simpatia para ser feita no dia de Reis, 6 de janeiro: colocar tr?s caro?os de rom? dentro da carteira para garantir fartura e dinheiro no bolso o ano inteiro.

Wanessa d? outras dicas para consumir a rom?. Pode-se preparar um molho para ser saboreado na salada ou na carne. O portal ACESSA.com ensina como fazer costelinha de porco ao molho de rom?. Pode ser acrescentada ao iogurte ou ? gelatina. Aproveitando-se a casca, pode-se fazer ch?, indicado contra infec?es de garganta.