• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Na ceia de final de ano, a romã não pode faltar Pode ser consumida salpicada em saladas e em molhos.
    Acredita-se que ela traz tranqüilidade e fartura



    Daniele Gruppi
    Repórter
    Madalena Fernandes
    Revisão
    27/12/2008

    Na ceia de final de ano, a romã não pode faltar. A fruta alimenta simpatias populares, decora mesas e tem alto poder nutritivo. Para quem está sempre controlando o peso, a nutricionista Wanessa Aquino dá uma boa notícia: " A romã pode ser consumida a vontade, pois possui um teor calórico baixo. Em cada 100 gramas da fruta (equivale a uma romã grande), há 68 calorias".

    Wanessa conta que a fruta é tradicional nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. No Brasil, chegou através dos imigrantes portugueses. Atualmente, a Espanha é considerada uma das grandes exportadoras de romã.

    Existem dois tipos de romã. A amarela, que possui grande quantidade de sementes e uma pequena parte carnosa, e a vermelha. Esta possui pequena quantidade de sementes e uma grossa camada carnosa. As duas são igualmente ricas em nutrientes.

    De sabor levemente ácido, a fruta possui boas doses de vitamina C, cálcio, dentre outros nutrientes. É considerada importante no processo de cicatrização. A nutricionista afirma que auxilia na prevenção do envelhecimento. Há pesquisas que sugerem ainda a sua eficácia na prevenção do câncer de próstata.

    No momento de escolher a fruta para comprar, Wanessa afirma que é preciso observar se há machucados na romã. Caso haja, é preferível escolher outra, pois o amassado ou o corte pode agregar bactérias e fungos. "Quanto mais perfeita estiver a fruta, melhor. Se ela estiver um pouco verde, ela ainda não está tão madura. Mas se estiver muita amarela ou muito vermelha, dependendo do tipo, pode ter passado do ponto", ensina.

    Foto de romãs Foto de uma romã Foto de romãs
    Composição por 100 g
    • Calorias - 68 Kcal;
    • Carboidrato - 17,20 g;
    • Proteína - 0,95 g;
    • Gordura - 0,30g ;
    • Colesterol - 0;
    • Fibra - 3,55 g;
    • Vitamina C - 6,10 g;
    • Cálcio - 3,0 mg;
    • Ferro - 0,3 mg;
    • Sódio - 3,0 mg.
    Simpatias e dicas de consumo

    Foto de romãs Acredita-se que comer sementes de romã traz paciência e tranqüilidade. Neste final de ano, a dica é salpicá-la em saladas e entrada da ceia. Há uma simpatia para ser feita no dia de Reis, 6 de janeiro: colocar três caroços de romã dentro da carteira para garantir fartura e dinheiro no bolso o ano inteiro.

    Wanessa dá outras dicas para consumir a romã. Pode-se preparar um molho para ser saboreado na salada ou na carne. O portal ACESSA.com ensina como fazer costelinha de porco ao molho de romã. Pode ser acrescentada ao iogurte ou à gelatina. Aproveitando-se a casca, pode-se fazer chá, indicado contra infecções de garganta.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.