• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Laticínios diferenciados são destaque em Concurso NacionalEntre as novidades, produtos funcionais, à base de leite de cabra, com redução de açúcares e calorias

    Patrícia Rossini
    *Colaboração
    14/7/2009

    O 36° Concurso Nacional de Produtos Lácteos começou na manhã desta terça-feira, 14 de julho, no Instituto Cândido Tostes, bairro Santa Terezinha. Concorrem 60 laticínios divididos em dez categorias. A aposta em produtos light, com redução de açúcar e à base de leite de cabra foi uma das surpresas entre os inscritos no Destaque Especial, da edição 2009 do evento.

    De acordo com o coordenador do concurso, Daniel Pereira, é possível observar uma tendência de investimento em produtos que agregam características funcionais, como as fibras e os probióticos, laticínios com redução de calorias ou açúcares e à base de leite de cabra ou búfala. "Hoje, temos um mercado crescente de consumidores que buscam produtos diferenciados e, por causa disso, as empresas buscam oferecer algum diferencial para se destacar da concorrência. Neste ano, tivemos muitas novidades com leite de cabra, produtos light e diet."

    No entanto, Pereira lembra que nem todas as inovações apresentadas no Concurso chegam às prateleiras. "Temos os produtos que já foram lançados e buscam reconhecimento, os que deverão ser lançados em breve, e aproveitam o concurso para fazer publicidade, e outros que são inscritos como se fosse para testar o laticínio, sem a certeza de que o produto chegará até o consumidor. Por esse motivo, há muitos juízes que pedem para separar o destaque em duas categorias."

    Entre as inovações inscritas estão o doce de leite com rapadura, queijo caccio cavalo com vinho, queijo processado com chocolate espesso e avelãs, minas frescal com probióticos, manteiga light rica em fibras, requeijão de leite de búfala, queijo caprino serrano e esférico.

    concurso de laticinios concurso de laticinios concurso de laticinios
    Tradição

    O coordenador do evento, Daniel Pereira, explica que o objetivo do concurso é preservar as características sensoriais tradicionais dos laticínios. "As indústrias têm um processo de produção cada vez mais moderno, com ingredientes novos e uso de máquinas. Com o concurso, pretendemos avaliar a qualidade destes laticínios e verificar se estão de acordo com o padrão tradicional de cada tipo."

    Segundo um dos jurados, Benôit Paquereau, geralmente há dois ou três produtos de destaque em cada categoria. "É preciso avaliar com muito cuidado. Às vezes, a percepção visual engana, por isso ficamos atentos ao sabor, ao aroma, cor e textura, para verificar a conformidade com o padrão de cada laticínio."

    Questionado acerca das novidades apresentadas no Destaque Especial, Paquereau não apontou favoritos, mas disse que, neste caso, os jurados também levam em consideração a criatividade e a inovação do produto, além dos aspectos gerais e da aparência.

    Neste ano, o Concurso teve o retorno da categoria Queijo Minas Padrão. Pela primeira vez, os jurados participaram de um workshop, para nivelamento. Na ocasião, os participantes avaliaram as edições passadas do evento e fizeram sugestões para o 37°Congresso Nacional. "O número de participantes vem crescendo a cada ano, e percebemos que as empresas estão cada vez mais competitivas. Em 2009, só não tivemos representantes da região Norte", afirma Pereira.

    Conheça as categorias

    O 36° Concurso Nacional de Produtos Lácteos é dividido em dez categorias. A avaliação dos jurados é divida em dois dias. Cada tipo de laticínio é julgado por um grupo de jurados e, no caso do Destaque Especial, todos participam do julgamento.

    Dia 14 de julho

    • Destaque Especial
    • Reino
    • Requeijão
    • Provolone
    • Gorgonzola

    Dia 15 de julho

    • Minas Padrão
    • Prato
    • Gouda
    • Doce de Leite
    • Parmesão
    O resultado final será divulgado na quinta-feira, 16 de julho.

    *Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Laticínios à base de leite de cabra, light e diet são destaque em Concurso Nacional

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.