Terça-feira, 13 de julho de 2010, atualizada às 17h17

Concurso avalia a qualidade de produtos lácteos

Carolina Gomes
Repórter

Começou nesta terça-feira, 13 de julho, o 37º Concurso Nacional de Produtos Lácteos do Instituto Cândido Tostes. No total, serão avaliadas 11 categorias entre doce de leite, queijos, requeijão e, a novidade desse ano, manteiga.

No primeiro dia de concurso, 30 jurados avaliaram as seguintes categorias: destaque especial, doce de leite, parmesão, queijo prato e queijo gouda. O juri observa odor, sabor, textura, apresentação, consistência, entre outros aspectos, a fim de eleger os três melhores de cada categoria.

De acordo com o coordenador do concurso, Daniel Arantes, o objetivo principal é manter a qualidade dos produtos lácteos, tendo em vista os novos adventos tecnológicos. "Queremos garantir o alto padrão dos produtos, mesmo com as facilidades tecnológicas na produção. O objetivo principal é manter as qualidades sensoriais", afirma.

Na categoria destaque especial, as novidades foram os produtos com funcionalidade nutricional, como os iogurtes enriquecidos com sódio e outras vitaminas. De acordo com Arantes, esta vem sendo a tendência nos concursos, ou seja, a presença de produtos que apresentam alta qualidade nutricional. Além da novidade, foram apresentados produtos à base de leite de búfala e ovelha. "A homogeneidade das amostras e o alto padrão surpreendeu os jurados e garantirá uma boa disputa."

Nesta quarta, 14, serão avaliadas as seguintes categorias: manteiga, gorgonzola, minas padrão, provolone, requeijão e queijo tipo reino. O resultado de todas as categorias será divulgado na próxima quinta-feira, dia 15, e os vencedores receberão certificados.

Concurso Nacional de Produtos Lácteos Concurso Nacional de Produtos Lácteos