• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Dia Internacional do Café incentiva o consumo do grão de forma diversificadaPortal ACESSA.com seleciona receitas diferentes à base de café, com direito a prato principal, sobremesa e bebida afrodisíaca

    Clecius Campos
    Subeditor
    13/4/2011
    Fotos de pratos à base de café

    É comemorado, nesta quinta-feira, 14 de abril, o Dia Internacional do Café. A data é um ótimo motivo para incentivar o consumo de grão de maneiras diversificadas. Seja servido na xícara ou incrementando pratos principais e sobremesas, o café tem agradado o paladar dos árabes há, pelo menos, mil anos. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida, segundo informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo interno do grão cresceu 4,03%, se comparado o período de novembro de 2009 a outubro de 2010 e o de novembro de 2008 a outubro de 2009. Os dados mostram que a população brasileira consumiu de 19,13 milhões de sacas do grão no período mais recente, contra 18,39 milhões de sacas no período anterior. Para comemorar a data com mais sabor, o Portal ACESSA.com selecionou receitas diferentes à base de café, com indicações de prato principal, sobremesa e até uma bebida afrodisíaca. Confira.

    Café afrodisíaco

    Em 20 minutos, café expresso, licor, canela e chantilly, é capaz fazer uma receita com poderes afrodisíacos. Clique para visualizar o passo a passo.

    Café helvética

    Com um dedo de kirsch (uma bebida produzida por meio da destilação da cereja), o café ganha sabor único. A receita leva café instantâneo e chantilly. Confira.

    Café flambado

    Conhaque, essência de baunilha e fogo dão ao café flambado seu aspecto exótico. Cravos-da-índia, canelas em pau e casquinhas de laranja e limão incrementam a bebida. Veja a receita.

    Café russo

    Em cinco minutos, a mistura do licor de café com uma dose de vodka cria o café russo. Veja como preparar.

    Fofinhos de café

    Minibolinhos de café podem ser feitos com o pó solúvel para capuccino e 20 minutos no forno. Os fofinhos podem ser acompanhados com creme inglês ou chantilly. Aprenda.

    Rocambole de café

    Outra opção de doce é o rocambole de café, com creme de leite e chocolate meio amargo. Confira a receita.

    Coffee shake

    Já bebeu café gelado? Para quem gosta de um bom cafezinho e não quer dispensar este sabor no verão, é só degustá-lo em uma mistura gelada. Veja o passo a passo completo.

    Bisteca ao molho de café

    Com criatividade, a tradicional bisteca fica ainda mais mineira e ganha ares mais sofisticados com o molho de café. Aprenda.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.