11º JF Sabor explora outros sentidos, além do paladar  Neste ano são 48 pratos, 25 sobremesas e 52 estabelecimentos participando do evento, que vai até 16 de outubro

Victor Machado
*Colaboração
31/8/2011
Foto de prato

Começa nesta quinta-feira, 1º de setembro, a 11ª edição do JF Sabor. O evento gastronômico acontece até o dia 16 de outubro em estabelecimentos associados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) regional de Juiz de Fora, com o tema "O prazer dos sentidos".

De acordo com o diretor da Abrasel de Juiz de Fora, Marcos Miranda, a proposta do evento, este ano, é remeter à ideia de que alimentação não serve apenas para saciar a fome. "Os pratos estão bem interessantes e buscando a memória gustativa da população. As pessoas vão remeter à memórias da infância através da comida. A ideia é refletir sobre apresentação dos pratos, como paladar, visão, olfato e tato."

Em 2011, o JF Sabor conta com 48 pratos, 25 sobremesas e a participação de 52 estabelecimentos, além de quatro municípios da Zona da Mata mineira. Segundo Miranda, a expectativa é de aumento de 30% nos lucros dos restaurantes participantes. "Em média, temos um aumento de 30%. O JF Sabor está fortalecido e vem aumentando a cada ano. Isso incrementa o movimento e os lucros."

Os consumidores também poderão ganhar prêmios. Ao degustar os pratos, eles recebem um cupom de sorteio para preencher e depositar em urnas para sorteio. Os prêmios são um tablet, um celular e um fim de semana com acompanhante em um hotel de Ibitipoca.

Cursos

Entre os dias 21 e 23 de setembro ocorre, na praça Antônio Carlos, cursos em uma unidade do Senac Móvel de Turismo e Hospitalidade. "Estamos inovando, com esses cursos, que serão ministrados na praça. Será muito interessante", afirma o diretor da Abrasel. No primeiro dia, os eventos são sobre Decoração de Frutas e Legumes e Culinária Diet Light. No dia 22, sobre coquetéis e bebidas típicas e caldos e cremes. O último terá atividades sobre alimentação alternativa, com reaproveitamento de sobras e panquecas variadas.

Deguste

No dia 24 de setembro, das 11h às 16h, será realizado o Deguste, com a comercialização de miniporções dos pratos e sobremesas que participam do JF Sabor. O evento também ocorre na praça Antônio Carlos com tendas e barracas destinadas a cerca de 15 restaurantes. O objetivo é popularizar a gastronomia e dar oportunidade à população de degustar os pratos. Os preços das miniporções serão de R$ 8 e de R$ 4 das sobremesas. A expectativa é de um público de cinco mil pessoas.

Confira os pratos

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken