Juiz de Fora possui 30 unidades do Grupo Alco?licos An?nimos

Por

Juiz de Fora possui 30 unidades do Grupo Alco?licos An?nimos

Juiz de Fora possui 30 unidades do Grupo Alcoólicos Anônimos

Levantamento da OMS mostra que 4,2% dos casos de transtornos psiquiátricos no Brasil estão relacionados ao consumo de bebida alcoólica

Angeliza Lopes
Repórter
10/09/2019

Os brasileiros consomem mais álcool do que a média mundial, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No país, são consumidos 7,8 litros de álcool puro por pessoa a cada ano, contra a média global de 6,4 litros. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) que levantou este panorama sobre o consumo de bebidas alcoólicas no Brasil, entre 2010 e 2017, também mostra índice de transtornos mentais relacionados ao consumo do álcool. O cenário alerta para o cuidado com pessoas alcoólatras, suscetíveis a quadros de depressão que podem levar ao auto-extermínio.

Como em todo o país, as unidades dos Alcoólicos Anônimos (AA), voltadas para a recuperação de alcoólatras, estão espalhadas por diversos bairros de Juiz de Fora. A organização apartidária e sem vínculos religiosos está dividida em 30 grupos pelo município, sendo 26 abertos ao público - Veja lista com endereço, dias e horários de funcionamento no final da matéria; e quatro fechados para membros. Na Igreja São Mateus também ocorre sempre às quartas-feiras o grupo Analon, voltado para os familiares dos alcoólatras.

Titulada como irmandade, o AA acolhe homens e mulheres que desejam compartilhar suas experiências, forças e esperanças a fim de ajudar uns aos outros na recuperação do alcoolismo. Não há necessidade de pagamento de mensalidades, cadastros ou fichas. Basta chegar no dia e horário da reunião.

O diretor administrativo da regional do AA, Jorge Brito, explica que o único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. “Seguimos os 12 passos que nos orientam para a recuperação do indivíduo. Tudo começa com admissão da sua impotência perante o álcool, a perda do domínio sobre a vida, a crença em um poder superior, que cada um possui, para devolver a sanidade; a entrega da vida a esse poder superior e o descobrimento de quem sou eu”, detalha. Ele completa que como não existem diretores, o grupo trabalha apenas com uma consciência coletiva.

Brito diz que participa dos grupos há 25 anos e afirma que a doença do alcoolismo não tem cura. “Ela é progressiva e comecei com poucas doses, até que perdi o total domínio da minha vida. Desde que comecei a frequentar venho todos os dias por ter a esperança de receber mais frequentadores desejando apoio”. Cada grupo atende em média de 15 a 20 pessoas.

Como diagnosticar?

Ao ser questionado sobre como detectar um alcoólatra, o diretor administrativo destaca que o diagnóstico é muito pessoal. “Mas, a pergunta que é possível de ser feita é_ Você consegue ficar um dia sem beber sem sofrer? Se sim, a pessoa tem predisposição”.

Outro espaço que pode auxiliar no diagnóstico preliminar é o site www.alcoolesaude.com.br, desenvolvido por especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), seguindo os princípios básicos da Health on the Net Foundation. Na plataforma, a pessoa consegue avaliar o quanto bebe e desenvolver planos para reduzir o consumo.

Lembrando que o site não substitui o atendimento realizado por um profissional de saúde. Assim, vinculado aos estudos do Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas (CREPEIA), estão os atendimentos terapêuticos gratuitos, realizados pelo Departamento de Psicologia (CPA). A matéria divulgada pela ACESSA.com no início do mês detalha os serviços prestados pelo núcleo.

Depressões e alcoolismo

O consumo excessivo do álcool pode desencadear problemas mentais. O relatório do CISA mostra que entre 2010 e 2017 os transtornos psiquiátricos relacionados às bebidas tiveram uma leve diminuição: se antes 5,6% população sofria com ela, agora esse número é 4,2% (6,9% entre homens e 1,6% entre mulheres). Mesmo assim, os casos merecem total atenção, por agravarem quadros, levando até ao suicídio.

Quintas e Sábados às 19h Grupo 25 de Abril Rua Furtado de Menezes, 19, bairro Vila Furtado de Menezes | Unidade Básica de Saúde Terças-feiras, às 19h