Festival FLOR Atl?ntica celebra a primavera no Sul do Rio

Por

Festival FLOR Atl?ntica celebra a primavera no Sul do Rio
Terça-feira, 4 de setembro de 2018, atualizada às 9h30

Festival FLOR Atlântica celebra a primavera no Sul do Rio

Da redação

Durante o Feriado da Independência, os municípios de Vassouras (a 130 km de Juiz de Fora) e Paulo de Frontin (RJ) promovem o 4º Festival FLOR Atlântica - festa da primavera - que acontece entre 6 e 9 de setembro. Este ano, o evento vai abordar a "as diferentes linguagens, culturas e áreas do conhecimento para abordar a natureza: sua arte, seus sabores, seus segredos e sua beleza. Contando com presenças ilustres, como o apresentador e músico Charles Gavin (ex baterista dos Titãs), os cantores Zé Renato (do Boca Livre), Elba Ramalho e Nilze Carvalho, além pesquisadores de diferentes áreas, como Cláudia Gaspar, Eliane Xavier e José Augusto Pádua, citando apenas alguns, FLOR terá programação no centro da cidade de Vassouras e no Uaná Etê Jardim Ecológico".

O Uaná Etê Jardim Ecológico, localizado em Paulo de Frontin, a 12 km do centro de Vassouras, é aberto à visitação permanente, que se enfeita ainda mais durante o FLOR. O espaço recebe as fotografias de Isis Braga (Brasil) e Eric Stoeckli (Suíça), em exposição que tem como tema: “Água espelho do céu”. A água também será um dos tópicos dos painéis apresentados pelos historiadores Annibal Magalhães (sexta-feira, às 11h) e José Augusto Pádua (sábado, às 11h), fazendo um retrospecto da relação do Brasil com suas águas e florestas. Também na sexta, às 14h, Eliane Xavier fala da relação da física quântica com a natureza, e, fechando o ciclo de palestras em Uaná Etê, no sábado, às 14h, a historiadora Claudia Gaspar revela as histórias por trás de mapas, desenhos e pinturas da região Vale do Café.

No sábado, terá show do cantor  Zé Renato, no Anfiteatro do Labirinto da Música, a maior instalação artística do jardim. O integrante do grupo Boca Livre irá cantar sucessos dos anos 80 e 90 e canções da natureza.

Paralelamente à programação cultural, ocorre o FLOR Gourmet, mesclando a comida inspirada em flores, em noite conduzida por um artista convidado. Sexta-feira, às 20h, no Hotel Santa Amália, em Vassouras, o jantar com culinária africana será elaborado pela cantora Nilze Carvalho, que irá eternizar o momento com músicas de Cartola, Noel Rosa e Gonzaguinha. Na noite seguinte, também às 20h, no Uaná Etê, será a vez do músico e apresentador Charles Gavin falar sobre a natureza na música brasileira, com cardápio de flores inspirado na cultura indígena.

O resgate da cultura indígena também acontece no passeio mediado pelo Uaná Etê Jardim Ecológico com Matuja Assurini, representante dos Awaetés, no dia 8, sábado, às 10h, enquanto conta curiosidades e costumes de seu povo. Também com presença de Matuja, cantora, ceramista, e especialista na cultura feminina Awaeté, a Barro&Arte, em Vassouras, realiza uma vivência em cerâmica tradicional Assurini do Xingu, domingo, a partir das 8h.

A cidade de Vassouras também estará florida, com exposições, música e feira de produtores, todos com entrada franca. Abrindo o evento, quinta-feira, a partir das 15h, a Igreja Nossa Senhora da Conceição recebe exposição de mobiliário inspirado na natureza, além de uma mesa com arranjos de flores e orgânicos, na Praça Barão de Campo Belo. Mais tarde, às 19h, o novíssimo Centro Cultural Cazuza abre exposição sobre o trabalho dos botânicos Spix & Martius em passagem pelo Vale do Café. No sábado, às 17h, também na praça tem show de Elba Ramalho.

A Feira Flor ocorre durante a programação, na Antiga Estação Ferroviária. Veja a programação completa.