Aprenda a fazer a salada que é famosa no mundo todo A estudante Mariana Côrtes ensina a preparar a Salada Caesar. O prato é uma opção para quem não está comendo carne no período quaresmal

Daniele Gruppi
Repórter
7/3/2009

Nos dias quentes, os juizforanos procuram por refeições mais leves e menos calóricas. As saladas se tornam os carros-chefes de restaurantes. Mas se você prefere prepará-las em casa e está sem criatividade para inovar nos ingredientes do prato, a estudante Mariana Côrtes ensina uma receita que é famosa no mundo todo: Salada Caesar.

Dizem que a iguaria foi inventada em 1924 por um cozinheiro mexicano em Tijuana, cidade fronteiriça da americana San Diego. O cozinheiro se chamava Caesar Cardini e certo dia arriscou uma nova receita ao perceber que seu estoque estava vazio. Para não desapontar os fregueses, Caesar enfiou a mão nas anchovas e criou a salada.

Os ingredientes são alface americana, pão de forma, azeite e parmesão ralado. O que torna o prato especial é o molho. Para prepará-lo, é preciso dois filés de anchova, tempero, molho inglês, mostarda, maionese, suco de limão, vinagre, azeite, óleo de milho, sal e pimenta-do-reino.

Na Salada Caesar tradicional, as anchovas não fazem parte do molho, são servidas inteiras na salada. Mas é comum usá-las como ingrediente do molho, deixando assim seu sabor mais leve. Mariana afirma que a anchova pode ser substituída pelo atum enlatado.

O primeiro passo é pincelar as fatias de pão com óleo, cortá-las em cubinhos e levá-las ao forno pré-aquecido. Em seguida, deve-se começar a fazer o molho. Coloque no liquidificador ou no multiprocessador as anchovas (ou atum), o alho, a mostarda, o molho inglês, o suco de limão e o vinagre. Bata por um minuto.

Depois, acrescente a maionese e bata por mais um minuto. Adicione fio a fio o azeite e o óleo. Segundo a estudante, quando a mistura formar um líquido homogêneo, significa que está pronta. Se bater demais, pode virar maionese. Para finalizar, adicione sal e pimenta a gosto.

preparação salada preparação salada preparação salada

As folhas de alface bem lavadas devem ser rasgadas grosseiramente com as mãos. Coloque as folhas numa tigela e adicione seis colheres de sopa de molho. Misture bem e salpique com os cubinhos de pão torrados e com o parmesão. Pronto, agora, é só saborear.

Mariana diz que a receita serve quatro pessoas. Ela afirma que se trata de um prato que agrada todos os paladares, além de ser fácil de preparar.

Trata-se de uma opção para quem não está comendo carne vermelha no período da Quaresma. Para acompanhar a iguaria, a sugestão é um copo de suco natural.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...