Surpreenda na Páscoa com o ovo de chocolate caseiro Rose Tortoriello ensina os segredos do Ovo Floral,
receita que mistura chocolate branco e ao leite

Patrícia Rossini
* Colaboração
13/3/2009

O ovo de chocolate é uma delícia típica da Páscoa, sendo considerado um dos principais símbolos da data. É encontrado em formatos e tamanhos diferenciados, que vão dos mais simples aos mais incrementados. Quem não abre mão da guloseima e está em busca de um presente original, pode apostar no ovo caseiro.

O Só Sabor desta semana convida a inovar na Páscoa com a receita do ovo de chocolate floral, ensinada pela chocolatier Rose Tortoriello. Trata-se de um ovo de chocolate ao leite incrementado com detalhes em chocolate branco. Quem quiser, pode rechear com bombons e trufas para deixar o presente ainda mais irresistível.

Os ingredientes são encontrados em bombonieres e supermercados. Já as formas são vendidas em lojas especializadas em produtos para festa.

Passo-a-passo

A preparação começa pela casca do ovo, que é feita de chocolate ao leite. O primeiro passo é cortar a barra de chocolate em pedaços pequenos e colocar em um recipiente para derreter no microondas. O tempo vai depender da potência do seu aparelho. A dica de Rose é aquecer durante um minuto, retirando, na metade do tempo, para mexer com a espátula. Se não for suficiente, coloque mais alguns segundos.

Despeje o chocolate derretido em uma superfície fria e espalhe com a espátula. O procedimento é o choque térmico, necessário para deixar o chocolate na temperatura ideal para a receita, que é entre 28° e 30°."Se a pessoa não tiver um termômetro culinário, pode colocar um pouquinho de chocolate no palito e encostar nos lábios. Se tiver frio, está na temperatura certa", explica a chocolatier.

Coloque o chocolate de volta no refratário e pegue os moldes. Despeje o chocolate e espalhe bem, até cobrir toda a superfície. Em seguida, retire o excesso e disponha os moldes na geladeira. Aguarde alguns minutos para que o chocolate fique firme. "Nessa hora, é preciso ter atenção. Se o chocolate endurecer demais, corre o risco de trincar na hora de fazer a segunda camada", alerta Rose.

preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa

Repita a operação para fazer a segunda camada e deixe endurecer na geladeira. Enquanto espera, prepare os enfeites.

A base também é feita com chocolate ao leite. Ela pode ser redonda ou quadrada. Basta colocar o chocolate derretido na etapa anterior na forma e esperar endurecer.

Já as flores e folhas, que dão o toque especial, são de chocolate branco. Como a quantidade é menor, bastam 20 segundos de aquecimento no microondas para derreter. Se não for suficiente, coloque mais dez segundos.

Faça o choque térmico e separe o chocolate em dois recipientes menores. Em um deles, ponha o corante para chocolate na cor verde. A quantidade depende da intensidade da cor desejada. Misture bem e despeje na forminha das folhas. As flores são feitas com o chocolate branco sem corante, que ficou no outro pote. Retire o excesso de chocolate da forma com a espátula e leve as formas à geladeira.

preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa

Para decorar, use, em média, quatro folhas e flores. Rose, no entanto, aconselha fazer uma ou duas unidades a mais, pois as peças podem quebrar com o manuseio.

Retire o ovo e os enfeites dos moldes. "Para saber se está na hora de desenformar, verifique se o molde ficou com o fundo esbranquiçado, opaco".

Em uma das metades, coloque as flores e folhas. Para fixar, a dica é usar o resto de chocolate derretido. Desenforme os enfeites e monte a decoração. O chocolate derretido estará mais frio, por isso, vai endurecer mais rápido, mesmo se não for colocado na geladeira.

Quando secar, é hora de juntar as duas metades. Escolha o recheio. Mais uma vez, o chocolate derretido vai fazer o papel de cola.

preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa

O último passo é colocar o ovo enfeitado na base, quando as metades estiverem bem firmes. Para isso, coloque um pouco de chocolate derretido no meio da base de chocolate e, com cuidado, segure o ovo em cima até equilibrar.

Com a receita, você pode presentear as pessoas queridas com uma guloseima personalizada e fazer uma Páscoa diferente e divertida.


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.