Caldo de abóbora não pode faltar na mesa nos dias frios

Para acompanhar, a dica é preparar um creme azedo, com creme de leite fresco, limão, raspinhas de limão e sal

Daniele Gruppi
Repórter
4/6/2009

Os caldos ganham destaque quando chega o inverno. Eles alimentam e esquentam. Difícil é se contentar com apenas um prato. Para dar mais opção a quem acredita que um caldo não pode faltar na mesa, o Só Sabor desta semana ensina como fazer um caldo de abóbora. O diferencial da receita é o acompanhamento: um creme azedo, feito com creme de leite fresco, limão, raspinhas de limão e sal.

Para preparar a sopa, será preciso um 1 kg de abóbora, 1/2 litro de caldo de frango, cebola, manteiga, sal, pimenta e louro em pó. Depois de descascar e picar a abóbora, frite levemente a cebola na manteiga, acrescente os pedaços de abóbora. Frite-os a e cubra-os com o caldo. Deixe cozinhar. Quando a abóbora estiver macia, retire do fogo.

Depois de esfriar um pouco, bata no liquidificador. Volte para o fogo e deixe ferver. Se necessário, acrescente mais caldo ou um pouco de água. Adicione o louro, o sal e a pimenta. A abóbora tem um sabor adocicado e não vale tentar cortar isso, exagerando no sal. A consistência ideal é a de um purê suave. Outra maneira de fazer é cozinhar a abóbora normalmente com a cebola, bater no liquidificador e reservar. Voltar ao fogo e acertar o ponto e o tempero.

Creme

O preparo é bem simples. Misture o creme de leite com o suco de limão. Tempere com sal e acrescente as raspinhas de limão. Quando servir, coloque o caldo em um prato ou cumbuquinha e ponha uma colher do creme por cima. Há pessoas que gostam de saborear uma sopa com torrada, que também é uma boa pedida.

A receita foi ensinada pela empresária Angelina Mendonça. Pesquisando na internet, ela encontrou a esta sugestão de caldo e fez para a família, que aprovou o sabor.  Rende quatro porções. Além de fácil de fazer, é bem econômica.


Os textos são revisados por Madalena Fernandes