Mudan?as no Exame da OAB Pela primeira vez na hist?ria, exame para formados em Direito vai acontecer na mesma data em todo o Brasil. Em alguns estados, conte?do tamb?m vai ser igual

22/03/2007

O desafio dos estudantes de Direitos ap?s a formatura acaba de ganhar novas regras. O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), necess?rio para que o bacharel em Direito possa advogar, pela primeira vez na hist?ria vai acontecer em todos os estados brasileiros em um ?nico dia: 15 de abril.

Para o presidente da sede da OAB de Juiz de Fora, Wagner Parrot, essa ? uma medida que ele analisa pessoalmente como positiva, j? que evita que o mesmo candidato fa?a provas por muitas vezes. "Tem gente que marca provas e provas seguidas, faz tr?s em um ?nico m?s, para ver se passa logo. A gente n?o quer que a pessoa passe logo. Quer que ela passe quando for apta para isso", analisa Wagner.

Parrot tamb?m afirma que essa ? uma id?ia defendida pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais, que v? a nova regra como uma possibilidade para que candidatos fa?am prova no seu estado.

Dezessete estados brasileiros, no entanto, v?o al?m da unifica??o da data do exame. Eles decidiram unificar tamb?m o conte?do da prova, para evitar diferen?as e tamb?m servir como uma fonte segura de avalia??o dos cursos de direito no pa?s.

Minas n?o est? nessa lista, e pretende n?o fazer parte dela, segundo informa?es de Parrot. Para o presidente, Minas Gerais tem uma das provas mais bem vistas de todo o Brasil e que a Ordem acredita quer essa unifica??o pode ser mal?fica para a qualidade dos aprovados no estado.

As inscri?es do exame 132 da OAB-SP, que acontecem no dia 15 de abril (domingo), foram abertas nesta segunda-feira, dia 19 de mar?o. Os resultados do exame 131 est?o previstos para serem divulgado dia 13 de abril, dois dias antes da prova com data nacional.