Joana Kamil Joana Kamil 2/4/2011


Filé de linguado com farofa de amêndoas ao pesto. Saboroso e nutritivo

Foto do pratoO peixe contém vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da saúde, além disso, o linguado, em especial, possui baixo teor de gordura, quando comparado aos outros peixes. E essa gordura é de extrema importância, pois nosso organismo não consegue produzi-la, devendo assim, o linguado, ser consumido na dieta.

O consumo de peixe contribui para a diminuição das taxas de colesterol, reduz risco de doenças coronárias e arteriosclerose, ajuda na manutenção do peso ideal, controlando o apetite, além de as proteínas do peixe serem mais nutritivas do que as encontradas na carne vermelha.

Apesar da importância do peixe na dieta, seu consumo é relativamente pequeno. O ideal é consumir peixes, no mínimo, duas vezes na semana. Isso garante uma alimentação saudável, com diversos benefícios para a saúde física e mental.

Para acompanhar e sofisticar o peixe para a Páscoa, nada mais nutritivo e saboroso que a amêndoa, um alimento com alto teor de proteínas, minerais e gorduras "boas". A amêndoa protege a saúde cardiovascular e realiza uma manutenção na saúde da pele.

Por ser fonte de manganês e cobre, a amêndoa neutraliza os radicais livres produzidos nas células e interfere diretamente na nossa energia vital, fazendo com que nosso organismo funcione normalmente e cheio de energia.

Que tal uma Páscoa cheia de saúde e energia?

Ingredientes
  • 5 filés de linguado
  • 2 xícaras de amêndoas trituradas
  • 1 colher de sobremesa de sal de alho caseiro
  • 1 cebola ralada
  • 1 limão
  • 1 xícara de salsinha picada
  • 1 xícara de hortelã picada
  • 1 xícara de manjericão picado
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto
  • papel manteiga ou alumínio
Passo a passo

Lave bem o linguado, com água e limão, e esprema o peixe para retirar toda a água. Misture o sal de alho com a cebola ralada e meio limão espremido. Tempere o peixe com essa mistura. Corte pedaços de papel manteiga ou alumínio para cada filé e faça um embrulho. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno, corte o excesso de papel, coloque a amêndoa triturada sobre os filés e volte ao forno por 10 minutos. Enquanto o peixe está no forno, prepare o pesto. Em um liquidificador, coloque meio limão espremido, o azeite, o sal, a hortelã, o manjericão, a salsa e bata bem. Reserve. Retire o peixe do forno, adicione o pesto e leve ao forno, novamente, por 5 minutos. Sirva em seguida.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.