Joana Kamil Joana Kamil 30/7/2011



Quibe de abóbora com recheio de ricota. Um quibe bem diferente e muito nutritivo

Foto do pratoO trigo para quibe é um alimento bem nutritivo. Com vitaminas do complexo B, é um excelente aliado da saúde. Fonte de fibras, ajuda no funcionamento adequado do intestino e ainda age reduzindo a glicose e o colesterol sanguíneos.

A abóbora, um alimento barato e com um sabor delicioso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, mantém a saúde muscular e ainda inibe o aumento de peso. Fonte de betacaroteno, fibras, minerais como o potássio e o magnésio, além de vitaminas C e vitaminas do complexo B, a abóbora age como um alimento antioxidante e nutritivo.

[BANNER RETANGULO]

A salsa, apesar de parecer indefesa e só adicionar às receitas um delicioso sabor e aroma, é muito nutritiva e rica em vitamina C. Tem poder antioxidante, eliminando os radicais livres e protegendo contra doenças como câncer de cólon, diabetes, arteriosclerose, e até asma. A salsa ainda age como um potente antiinflamatório mantendo um bom funcionamento do sistema imunológico e prevenindo infecções.

Um quibe vegetariano, por não levar carne, mas com muito sabor e bem nutritivo e saboroso. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora picada
  • ½ xícara de salsa picada
  • 300 g de ricota amassada
  • 200 g de trigo para quibe
  • 1 cebola ralada
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Passo a passo

Para o preparo da massa do quibe, cozinhe bem a abóbora no vapor, amasse bem e reserve. Hidrate o trigo em água fervente, com uma pitada de sal e reserve. Misture a abóbora com o quibe hidratado (vá apertando até retirar toda a água).

Para o preparo do recheio, amasse a ricota, acrescente a cebola ralada, a salsa picada, o sal e, por último, o azeite. Misture bem e reserve.

Para a montagem, em um pirex untado, coloque metade da massa de quibe e vá apertando e abrindo. Não se esqueça das laterais. Coloque o recheio e cubra com o restante de massa para quibe. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até que esteja totalmente dourado.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos