• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 30/6/2012

    O tradicional quiabo ganha um toque picante e levemente adocicado

    Quiabo ao molhoOi pessoal! Sejam, mais uma vez, bem-vindos à coluna Só Sabor, que passa a ter dicas e receitas quinzenais. Antes de passar para nossa primeira receita – Quiabo ao molho de gengibre - acho importante usar uns minutinhos para que vocês me conheçam um pouco.

    Eu realmente gosto de comida – ler sobre, falar sobre, fazer e, a partir de agora, dividir minha paixão por comida aqui com vocês. Um pouco de sabedoria na arte de cozinhar também, quem sabe.
    Mas vamos esclarecer uma coisa: não tenho a presunção de cozinhar melhor que você, nem a pretensão de cozinhar melhor que ninguém. Não sou chef ou tenho treinamento formal em gastronomia. Sou jornalista, curioso e um ávido entusiasta na cozinha, sempre pensando na próxima aventura culinária, recriando aquilo que deu água na boca, improvisando com o que tenho na geladeira e na dispensa ou dando meu toque em alguma receita tirada da pilha de livros e revistas da estante de casa.

    Também tenho a sorte de ter uma família cheia de mestres. Ainda criança, já ouvia a fama das mãos da bisavó e acompanhava o fazer das avós, com o amor pela comida no sangue. Minha mãe é fantástica na panela e, com ela ajudando, comecei essa minha história. Na cozinha, cheia de aromas e sabores, crio memórias, tenho descobertas, aprendo, conheço um pouco de culturas, às vezes distantes, me divirto e tenho a oportunidade de reunir amigos e celebrar com aqueles que amo. Espero que vocês acompanhem. Agora, vamos à receita de hoje.

    Quiabo ao molho de gengibre

    Tão utilizado na culinária mineira, o quiabo é "genioso". Muita gente não gosta da baba e muito se diz sobre como evitar que ela apareça. Não expor as sementes e ter cuidado para que não cozinhe demais sempre funciona. Para mim, nada mais gostoso do que sentir o estalar do quiabo crocante na boca. E o gengibre? Ah, o gengibre... Com certeza, nos encontraremos mais vezes com ele por aqui.

    O prato serve duas pessoas. O preparo pode durar entre 25 e 30 minutos.

    Ingredientes

    • 300 gramas de quiabos;
    • 4 colheres de sopa de azeite;
    • 2 dentes de alho;
    • 2 colheres de sopa de gengibre;
    • 2 tomates grandes maduros;
    • 1 colher de sopa de açúcar;
    • Sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e coentro fresco a gosto;
    • Suco de limão e gengibre em pó (opcional).

    Passo a passo

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Lave o quiabo, seque-o. Com a faca, corte as extremidades: as pontas e bem rente ao caule. Cuidado para não cortar demais. Quando aberto, o quiabo tende a soltar a baba e não queremos isso. Caso corte, não se preocupe. Deixar o quiabo de molho em suco de limão costuma fazer o serviço de retirada da baba. Em seguida, coloque os quiabos inteiros em um refratário. Junte duas colheres de sopa de azeite, meia colher de chá de sal, uma pitada de pimenta-do-reino e misture. Leve ao forno e asse por 15 a 20 minutos.

    Enquanto isso, prepare o molho. Pique dois dentes de alho e com as costas da faca dê uma amassada. Isso ajuda a liberar mais sabor. Faça o mesmo com um pedaço de gengibre de mais ou menos três dedos. Pique uma cebola pequena em cubos pequenos. Corte dois tomates maduros ao meio e cada metade ao meio até cada tomate virar 16 fatias. Reserve.

    Em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite. Doure a cebola até que fique macia. Adicione o alho, o gengibre e uma pitada generosa de pimenta calabresa. Frite entre dois a três minutos. Acrescente o tomate fatiado, uma colher de sopa bem cheia de açúcar, uma colher de chá rasa de sal e cozinhe até engrossar um pouco o molho no fogo baixo.

    Se você for fã de gengibre, como eu, pode colocar também uma colher de chá rasa de gengibre em pó, que até ajuda a ficar mais espesso. Entre 8 e 10 minutos, o molho estará pronto. Agora, vamos checar se o quiabo está assado. Dependendo do forno, eles podem demorar mais tempo. Se você já percebeu que o seu assa mais rápido, marque os 15 minutos. O quiabo estará no ponto quando estiver bem verde, um pouco macio, mas ainda crocante. Para conferir, espete levemente o garfo.

    Tire do forno e misture os quiabos ao molho na frigideira. Esquente por dois minutos para incorporar tudo. Jogue o coentro picado por cima e pronto! Sirva com arroz com açafrão ou angu mole, filé de peito de frango grelhado ou carne moída com batatas alcaparras e omelete de cebolinha ou cebola. Então, foi só o quiabo que não babou?

    Dê sua opinião, afinal, ela é muito importante! Obrigado pela visita e volte sempre!

    300 gramas de quiabos 4 colheres de sopa de azeite 2 dentes de alho 2 colheres de sopa de gengibre 2 tomates grandes maduros 1 cebola pequena 1 colher de sopa de açúcar Sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e coentro fresco a gosto Suco de limão e gengibre em pó (opcional) Pré-aqueça o forno a 180º C. Lave o quiabo, seque-o. Com a faca, corte as extremidades: as pontas e bem rente ao caule. Em seguida, coloque os quiabos inteiros em um refratário. Junte duas colheres de sopa de azeite, meia colher de chá de sal, uma pitada de pimenta-do-reino e misture. Leve ao forno e asse por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, prepare o molho. Pique dois dentes de alho e com as costas da faca dê uma amassada. Faça o mesmo com um pedaço de gengibre de mais ou menos três dedos. Pique uma cebola pequena em cubos pequenos. Corte dois tomates maduros ao meio e cada metade ao meio até cada tomate virar 16 fatias. Reserve. Em uma frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite. Doure a cebola até que fique macia. Adicione o alho, o gengibre e uma pitada generosa de pimenta calabresa. Frite entre dois a três minutos. Acrescente o tomate fatiado, uma colher de sopa bem cheia de açúcar, uma colher de chá rasa de sal e cozinhe até engrossar um pouco o molho no fogo baixo. Tire do forno e misture os quiabos ao molho na frigideira. Esquente por dois minutos para incorporar tudo. Jogue o coentro picado por cima e pronto! Sirva com arroz com açafrão ou angu mole, filé de peito de frango grelhado ou carne moída com batatas alcaparras e omelete de cebolinha ou cebola.

    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.