Nome do Colunista Felipe Reis 21/12/2013


Recrie uma velha tradição da mesa de Natal

A castanha portuguesa, apesar do nome, é bem diferente dos outros tipos de nozes e castanhas. Tanto o gosto quanto a textura dessa tradição natalina são muito mais semelhantes aos da batata doce e, por isso, há quem não goste.

E se eu te contar que a coluna de hoje, especial de Fim de Ano, vai conquistar até o paladar dos mais descrentes e agradar quem gosta e espera, ansiosamente, essa época do ano para comer a castanha?

Para assar as castanhas amanteigadas basta seguir passos muito simples e você terá um petisco delicioso e de lamber os dedos. E o aroma? Ele é mais convidativo ainda.

Com ou sem manteiga, com ou sem temperos, a única coisa que não pode faltar nessa receita – além das castanhas, claro – é o corte cruzado na casca. Isso vai garantir que o vapor saia, evitando que elas explodam dentro do forno, e facilita a retirada da casca depois.

Você vai ver como nunca foi tão fácil descascar sua castanha.

Castanha Amanteigada

Ingredientes

  • 500 gramas de castanha portuguesa
  • Tomilho a gosto
  • 50 gramas de manteiga
  • 1 colher de sopa de sal
  • Noz-moscada e pimenta do reino preta a gosto

Passo a passo

Pré aqueça o forno a 220 °C e ferva um pouco de água.

Com o lado reto das castanhas para baixo, faça um corte cruzado na parte arredondada de cada uma.

Quando tiver acabado todas, mergulhe-as na água fervente, de dois a três minutos. Esse tempo é o suficiente para que a casca abra levemente, permitindo que tempero penetre mais na castanha.

Escorra.

Adicione uma colher de sopa de sal e tempere com uma pitada de noz-moscada e pimenta do reino preta a gosto. Coloque quatro ou cinco raminhos de tomilho fresco e adicione 50 gramas de manteiga, preferencialmente derretida.

Misture bem para cobrir todas e, sem colocar uma por cima da outra, transfira as castanhas para uma folha de papel alumínio. Junte as bordas do papel, mas deixe uma abertura no topo.

Leve ao forno para assar até que esteja cozido, o que pode levar de 30 a 40 minutos.

Dica: Ao comprar, escolha as castanhas mais ou menos do mesmo tamanho para igualar o cozimento de todas e não acabar tostando algumas.

Espere esfriar um pouco e comece a descascar. Essa quantidade serve até três pessoas.

Se achar necessário, acerte o sal.

Espero ter conseguido convencer você a experimentar essa mudança nas suas celebrações de final de ano e que ela se torne uma nova tradição.

Agradeço a todos vocês que acompanharam a coluna esse ano todo e desejo que o próximo ano venha cheio de sabor para todos nós. Um Feliz Natal e até 2014.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Recrie uma velha tradi??o da mesa de Natal

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!