• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Felipe Reis Felipe Reis 27/09/2014


    Sobremesa leve para saciar seu desejo por doce

    doceCom a chegada do tempo mais quente nada como uma sobremesa geladinha. Se ajudar quem está de olho na balança, fica melhor ainda.

    O parfait, que significa perfeito em francês, geralmente é feito com algum creme, frutas picadas e migalhas de biscoito ou pedaços de bolo, é uma sobremesa que pode ser feita na hora – em 5 minutos já está pronta - e sem complicações.

    O Parfait Leve de Morango é uma versão com pouco açúcar, que utiliza creme de ricota na composição e financiers, espécie de bombocado francês feito com farinha de amêndoas.

    O creme pode ser substituído por iogurte ou até por sorvete. Já o biscoito pode ser o champanhe ou ainda pedacinhos de bolo da sua preferência. Para ficar mais feliz, um pouco de chantilly para arrematar. Mas aí vamos concordar que, com tudo isso, já deixou de ser leve.

    Parfait Leve de Morango

    Ingredientes

    • 4 xícaras de morangos
    • 1/4 xícara de açúcar
    • 1 xícara de creme de ricota
    • 1/2 xícara de cream cheese
    • 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro ou refinado
    • 1 colher de chá de baunilha
    • 1 xícara de biscoito ou bolo

    Passo a passo

    Divida o morango em duas partes. Coloque duas xícaras de morango e 1/4 xícara de açúcar em um liquidificador ou processador até conseguir um purê. Fatie as outras duas xícaras e misture.

    Combine uma xícara de creme de ricota, 1/2 xícara de cream cheese, 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro ou refinado e uma colher de chá de baunilha. Misture bem com um batedor.

    Dica: Pode ser feito com a própria ricota em substituição em creme que já vem pronto. É só bater no liquidificador uma xícara de ricota com uma colher de sopa de água e acrescentar a baunilha, o cream cheese e o açúcar de confeiteiro.

    O próximo passo é a montagem.

    Dica: Se busca um toque sofisticado, sirva em taça de vinho. Copos cumpridos ou copinhos de licor dão um ar mais despojado.

    Coloque uma camada de migalhas de biscoito ou cubinhos de bolo, o morango e o creme. Repita até completar pelo menos mais uma vez cada camada. O rendimento pode variar de 4 a 6 porções.
    Na hora de servir decore com nozes picadas ou amêndoas laminadas.


    Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.