Samuel Cotta Samuel Cotta 14/08/2013

Confira as dicas de segurança para redes sociais

Com a pfacebookopularização das redes sociais, é importante à preocupação com a segurança, pois nenhum sistema é 100% seguro. Historicamente temos vários exemplos de invasões, até mesmo em sistemas bancários, onde existe uma grande infraestrutura de segurança.

Hoje a rede social Facebook é destaque, pois está entre os sites mais acessados (segunda posição, atrás somente do Google), de acordo com Alexa.com, isto exemplifica sua alta popularidade.

O que nem todo usuário dessa comunidade virtual conhece, é que existe um recurso dentro do próprio Facebook: a disponibilização de um arquivo com os dados de sua conta. Para que você tenha acesso basta:

Efetuar login no seu Facebook;

Clicar no ícone da "engrenagem" no canto direito superior da tela (ou configurações se o seu visual for o novo);

Clicar em "Configurações da Conta";

Clicar em "Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook";

Clique em "Baixar Arquivo ou Download file".

O Facebook enviará para você por email, um link do arquivo contendo suas informações (pode demorar um pouco). Este arquivo contém: links, vídeos, postagens, além de informações pessoais. Isto é interessante para um backup dos dados futuramente. Entretanto, qual é o risco?

O risco é se você não seguir às recomendações básicas de segurança abaixo, alguém mal-intencionado poderá ter acesso a este documento e fazer mau uso, como por exemplo, criar um clone de seu perfil ou vender seus dados para outra pessoa.

Seguem as dicas:

Dica padrão: sempre crie senhas com números e letras. De preferência com letras maiúsculas e minúsculas (caso a rede social permita);

Altere sua senha periodicamente e nunca a revele a ninguém (ninguém mesmo);

Caso acesse um computador público sempre ao terminar o uso, aperte ctrl+shift+delete e mande limpar todos os dados do navegador;

Sempre que postar algo no Facebook, como por exemplo, fotos, nunca coloque em modo público (ícone de um globo);

Evite colocar informações demasiadas na rede como telefone, cartão de crédito, etc... Quanto menos informações melhor;

Não adicione pessoas com perfis duvidosos ou desconhecidos;

Ao acessar as redes sociais de dispositivos móveis (ou não), tente não gravar os dados, pois isso pode prejudicá-lo também;

Por fim, com as pequenas atitudes abordadas no artigo, poderemos ficar menos preocupados com nossa vida social e na internet.


Samuel Cotta é Analista de sistemas, pós-graduado em Gerências de Projetos e em Engenharia de Software, atuando na área de desenvolvimento web desde 2009. Leciona aulas particulares de informática, tendo experiência também como técnico de informática. Membro da Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores (ABRAWEB).

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.