• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Novo prazo para bilhetagem eletrônica Com investimento de R$ 5,5 milhões, bilhetagem eletrônica deve entrar em funcionamento em meados de maio, diz presidente da Astransp

    Priscila Magalhães
    Repórter
    19/02/3008

    Em entrevista coletiva, o presidente da Astransp, Fernando Goretti, esclareceu pontos sobre a implantação e funcionamento da bilhetagem eletrônica. Entre as novidades está a previsão para início de funcionamento. "Em meados de maio devemos estar funcionando com a bilhetagem para toda a população. Para o dia 1º de março, a previsão é a de que os funcionários das empresas comecem a utilizar o sistema", afirma.

    Os cadastros de quem tem gratuidade no transporte municipal ainda estão acontecendo. Segundo Goretti, mais de sete mil pessoas já foram cadastradas, entre funcionários das empresas de ônibus, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e oficiais de justiça. Todos estes já receberam seus cartões. "Agora, é a vez dos estudantes das escolas municipais e a expectativa é cadastrar cerca de quatro mil", explica.

    Foto de cadastro O prazo para os estudantes de 1ª a 4ª série se cadastrarem acaba na próxima sexta, dia 22 de fevereiro. Os cartões destes alunos vão ser enviados para a escola e os pais devem assinar, junto à diretoria, um termo de compromisso, que vai ser enviado novamente para a Astransp. "Se a criança estuda no horário da tarde e tem direito a duas passagens por dia, ela só vai poder usar essa quantidade naquele horário", explica o presidente.

    Em caso de alguma mudança a criança deve entrar em contato para fazer as alterações no cadastro. E, como todo benefício, ele deve ser renovado após um período. Neste caso, para o ano letivo de 2009, as crianças devem fazer este cadastro novamente. Os cartões das crianças devem ser confeccionados até o fim da próxima semana.

    Após as crianças, é a vez dos idosos se cadastrarem, o que vai acontecer em março. Para eles não vai haver um prazo determinado. "Não sabemos a quantidade de idosos que existe na cidade. A nossa expectativa é receber 50 mil para o cadastro. Como não temos de atender a essa quantidade toda de uma só vez, não vamos estabelecer prazos". Para os idosos, o cartão vai ser confeccionado e entregue na hora. Por último vão ficar os deficientes físicos.

    Instalação

    Foto de cartão Segundo Goretti, uma série de intervenções provocou o atraso na instalação do sistema e funcionamento. "Para colocar o equipamento tem que haver um chicote especial, depois instalamos cada equipamento, vinculamos, treinamos funcionários e entramos na fase do cadastramento", explica, mas diz que, para ele, a bilhetagem eletrônica começou em novembro de 2006, quando os equipamentos foram adquiridos. "Ela já está sendo realizada. Isso não acontece da noite para o dia", completa. Atualmente, os 520 ônibus da cidade já estão com os aparelhos devidamente instalados.

    O treinamento dos funcionários foi uma das fases mais difíceis, pois aconteceu nos horários de chegada e saída dos carros. "O treinamento dos funcionários, que são os responsáveis pelo sistema, foi pessoal, com no máximo seis pessoas, uma coisa corpo a corpo mesmo", explica e tranqüliza os cobradores, com relação ao medo do desemprego. "Se tem uma pessoa no ônibus com o cartão zerado, como ela vai fazer para descer? Ela tem o direito de descer, então vai pagar a passagem com o dinheiro O sistema vai funcionar com o dinheiro e também com cartão", garante ele.

    Vantagens

    Foto de Goretti Entre as vantagens do sistema, o presidente da Astransp cita o controle de pagantes e não pagantes, o que não existe hoje; a velocidade de embarque, já que são gastos três segundos para passar o cartão; o controle de horário das linhas. "Vai ser possível saber a que horas o ônibus passou no centro e nos bairros", comenta.

    Além disso, ele também coloca a segurança como fator positivo do sistema."Com menos dinheiro em circulação nos ônibus vai aumentar a segurança"M. Outro ponto é a transferência de informações em tempo real para a Gettran, pois todas as vezes que os cobradores passarem o cartão de controle, os dados vão para a Agência.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.