A hora do lanche

Por


Artigo
A hora do lanche

27/04/2001

Est? se tornando cada vez mais comum, nos dias atuais, a substitui??o da refei??o da noite (o jantar) por lanches. Muitos fatores t?m contribu?do para essa substitui??o: falta de tempo para o jantar, dificuldade de preparo de uma refei??o completa ap?s uma jornada de trabalho, a comodidade oferecida pelos alimentos prontos ou semi-prontos etc.

? comum, tamb?m, se ouvir pessoas dizerem que n?o "toleram" bem uma refei??o completa ? noite; por isso, preferem pequenos lanches no lugar do jantar por se constitu?rem em uma refei??o mais "leve" e menos "indigesta".

Por?m, ? importante dizer que uma s?rie de erros e desvios alimentares pode ser gerada a partir dessa substitui??o, desde que esta n?o seja adequada. Antes, por?m, ? preciso esclarecer a import?ncia dessa refei??o e como deveria ser conduzida.

Dependendo da jornada de trabalho que se tenha e do tempo dispon?vel para as refei?es durante o dia, o jantar pode assumir diferentes graus de import?ncia. Por exemplo, se uma pessoa tem tempo para fazer uma boa refei??o no hor?rio do almo?o (sendo esta a situa??o ideal) e um pequeno lanche durante a tarde, o jantar passa a ser somente um complemento, podendo ser uma refei??o pequena e leve. Por?m, para quem n?o tem tempo de fazer uma boa refei??o no hor?rio do almo?o, com tranq?ilidade, devido ao seu ritmo de trabalho, o jantar passa a ter grande import?ncia, devendo ser uma refei??o de boa qualidade, embora ainda assim em quantidades n?o muito grandes.

Em todas as duas situa?es ? importante frisar que as quantidades de alimento ingeridas ? noite nunca devem ser grandes, principalmente se a pessoa dorme cedo, o que pode gerar m? digest?o e comprometer o sono. Dormir ap?s ter ingerido um grande volume de alimentos pode ocasionar tamb?m uma redu??o do apetite pela manh?, fazendo com que a pessoa elimine ou substitua o caf? da manh? por outros alimentos em hor?rios diferenciados, o que tamb?m pode ser prejudicial. O ideal ? que as refei?es que contenham maior quantidade de alimentos (exemplo: o almo?o) sejam feitas durante o dia, longe do hor?rio de dormir. Exce??o pode ser feita para as pessoas que trabalham durante a noite.

Um dos principais efeitos que t?m sido percebidos nessa substitui??o do jantar por lanches ? o ganho de peso corporal, com aumento tamb?m das taxas de gordura no sangue. Isso se d?, principalmente, pela composi??o desses lanches, normalmente constitu?dos por alimentos de alto valor cal?rico, com grande quantidade de gorduras adicionadas.

Um exemplo t?pico ? o uso dos sandu?ches, constitu?dos por p?o, carne ou embutidos e queijos (muitas vezes queijos amarelos, os quais s?o ricos em gorduras saturadas e colesterol). Os embutidos de carne (salsichas, presuntos, mortadelas, fiambres etc) tamb?m cont?m grande quantidade de gordura saturada e colesterol, al?m de conter alguns corantes e conservantes que podem comprometer o organismo quando h? um consumo exagerado. Por serem acompanhados, muitas vezes, de refrigerantes, os sandu?ches se tornam uma refei??o com alto valor cal?rico e baixo conte?do nutricional (pobre em vitaminas e alguns sais minerais).

O uso de salgadinhos assados ou fritos pode gerar o mesmo inconveniente que o consumo de sandu?ches, uma vez que os salgados tamb?m cont?m grande quantidade de gorduras e s?o pobres em algumas vitaminas essenciais. Para esses alimentos, ? importante lembrar que aqueles feitos com adi??o de gordura hidrogenada s?o os mais perigosos em rela??o ao ganho de peso e aumento dos n?veis de gordura no sangue; a gordura hidrogenada, assim como toda gordura vegetal s?lida (como algumas margarinas), embora n?o contenha colesterol, se comporta no organismo humano como a gordura animal, contribuindo para a eleva??o dos n?veis de gordura no sangue e aumentando o risco das doen?as c?rdio-vasculares.

Como deve ser o jantar

De um modo geral, o jantar deve ser uma refei??o "leve", constitu?da de alimentos de f?cil digest?o, e em quantidades moderadas ou pequenas, dependendo das necessidades de cada um. Sendo assim, deve-se usar preferencialmente, nessa refei??o, massas com pouca ou nenhuma gordura (exemplos: p?o branco ou integral, macarr?o com molho sem gordura, arroz, tortas assadas com pouca gordura no preparo etc), acompanhadas por vegetais na forma de saladas, pat?s, cremes, sopas, guisados ou refogados preparados com pouco ?leo etc. As frutas podem ser acrescentadas ao jantar puras ou na forma de sucos, mas n?o devem substituir totalmente as hortali?as, uma vez que, normalmente, s?o mais ricas em a?cares, tendo assim maior valor cal?rico.

N?o se esquecer que uma fonte de prote?na ? importante para o equil?brio da alimenta??o; assim, ? necess?rio acrescentar um pouco de carne ou de latic?nios (leite, iogurte ou queijos), dando prefer?ncia sempre aos que cont?m pouca gordura (carnes magras ou queijos brancos). Produtos ? base de soja tamb?m podem ser usados, em combina??o ?s massas, como substitutos da carne.

Resumindo, a substitui??o do jantar por lanches pode favorecer o surgimento da obesidade e outros problemas relacionados a uma alimenta??o desequilibrada, sendo uma pr?tica que deveria se restringir a dias em que n?o seja poss?vel o preparo de uma refei??o adequada. Normalmente, os lanches s?o constitu?dos por alimentos de grande concentra??o cal?rica, ou seja, grande quantidade de calorias em pequenas quantidades. Um lanche pequeno (exemplo: uma coxinha com um copo de refrigerante ou suco) ?, normalmente, mais cal?rico e menos nutritivo do que um prato de comida normal.

Para conferir, veja a Tabela de Calorias, publicada na ?ltima edi??o desta coluna.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br