Monitores de LED consomem cerca de 40% menos energia do que os de LCDTodo monitor de LED é também de LCD, ou seja, ambos são feitos de cristal líquido. A diferença está na luz de iluminação

Jorge Júnior
Repórter
13/5/2011
monitor

Qual é melhor, monitor de LED ou LCD? Para muitos consumidores, esta é uma questão comum na hora de comprar os monitores para o computador. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Pró-Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, as duas tecnologias são parecidas (até mesmo no preço). O que faz diferença é o gasto de energia, que, em alguns casos, é quase o dobro.

O consumo de energia foi analisado com o monitor ligado apenas na energia sem passar imagens (consumo mínimo) e em uso. A pesquisa descobriu que os monitores de LED consomem menos energia do que os de LCD e, por isso, são mais econômicos.

Essa diferença pode ser entendida porque os monitores LED atendem às normas Energy Star e possuem um nível muito baixo de consumo de energia, se comparado aos modelos LCD. "A diferença é que eles consomem cerca de 40% menos energia", afirma o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador do Núcleo de Eletro-Eletrônica do CRITT, Henrique Carvalho Braga.

Consumo por modelo

A pesquisa da Pró-Teste considerou que os três modelos de monitores de LED avaliados (AOC e2240Vva, Samsung BX2250 e LG E2240S) têm consumo de energia bom. Entre os monitores de LCD, apenas o 2236Vva da AOC foi considerado aceitável. O LG W2253V e o Samsung P2270 foram considerados fracos.

Qualidade da imagem

Todo monitor de LED é também de LCD, ou seja, ambos são feitos de cristal líquido. "A diferença está na luz de iluminação. A tela de LCD é iluminada por luz fluorescente, enquanto o de LED é iluminado por LEDs (diodos emissores de luz), que possuem maior intensidade de iluminação, resultando em melhor contraste e reprodução de cores." Braga explica que, as lâmpadas são diminutas e instaladas na parte traseira interna do monitor.

A respeito da qualidade de imagens, a pesquisa testou os produtos na versão analógica e digital (DVI).
O monitor LG E2240S, por não possuir a tecnologia digital, teve uma avaliação extremamente baixa.

tabela
Ângulo de visão

A pesquisa constatou que, nos testes de ângulo de visão, as melhores condições de imagens ocorrem quando a pessoa está de frente para o monitor. Todos eles, nesse critério, foram aceitáveis. Sobre o tempo de resposta, em todos os modelos, as imagens apareceram com grande velocidade, caracterizando-os como de boa qualidade.

Movimentação da imagem

Quanto à movimentação de imagem, usando a conexão analógica, os monitores AOC foram os piores, porque a imagem distorceu e teve baixa velocidade. Os melhores foram os monitores da LG, que só distorceram a imagem com alta velocidade. Já com conexão DVI (Digital Visual Interface), que é digital, os produtos foram mais bem avaliados. Os da marca AOC resistiram a uma velocidade maior e os monitores da Samsung tiveram desempenho melhor do que no teste analógico, ultrapassando os modelos da LG nesse critério, aceitando velocidade muito alta, sem distorção de imagem.

Atenção na compra

Segundo Braga, na hora da compra o consumidor deve analisar o produto que melhor atende as suas necessidades. Veja abaixo, algumas dicas da Pró-Teste.

Quais saídas de vídeo? É interessante que o monitor tenha, no mínimo, uma saída digital DVI. Placas de vídeo mais recentes só possuem essa conexão. Portanto, se você comprar para seu computador, que possui placa de vídeo nova, um monitor que só aceite conexão RGB (analógica), pode ter uma surpresa desagradável.

Tela com quantas polegadas? Se o interesse for jogar no computador ou assistir a filmes, é recomendado um monitor de maior tamanho, como os de 21 polegadas ou até mais. Porém, avalie se essa escolha vale a pena ao seu bolso: quanto maior a tela, mais caro o produto fica.

Precisa inclinar? É importante que o monitor tenha ajustes de inclinação para diminuir a queda da qualidade de imagem pelo ângulo de visão.

Widescreen é melhor? Se você preferir o monitor "quadrado", pode ter dificuldades para achar. Atualmente, é difícil encontrar um monitor que não seja no formato panorâmico (widescreen). Essa é uma tendência do mercado. Podemos observar isso na resolução Full HD (1.920 x 1.080 linhas), que é widescreen. Na transição, esse tipo de formato de imagem pode ser diferente, mas depois, com o costume, é bem melhor, porque mais informações podem aparecer na tela ao mesmo tempo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken