Onde e como divulgar o seu e-commerce?

O número de adeptos ao comércio digital aumentou de forma expressiva

da Redação - 03/05/2021

Publipost

O e-commerce ganhou proporções inimagináveis até alguns anos atrás. Pelo menos alguma vez você já se deparou ou acessou alguma loja virtual (está pensando em criar sua loja?) na internet hoje, um marketplace ou algum anúncio de venda online.

O número de adeptos ao comércio digital aumentou de forma expressiva e com isso a concorrência no e-commerce também subiu intensamente. Hoje em dia, até mesmo empresas que eram somente físicas aderiram ao e-commerce e estão presentes também no digital.

Tudo isso reforça a importância do marketing e da divulgação do seu negócio, visto que a web está recheada de novidades de variados nichos de mercado, em tempo integral.

Seja para quem é iniciante no e-commerce ou até mesmo quem está inserido há muito tempo, é sempre importante se atualizar sobre as ferramentas e estratégias de marketing atuais.

Quer saber mais sobre como promover e anunciar seu e-commerce de forma positiva? Separamos algumas informações que irão te ajudar a divulgar o seu negócio digital e atingir ainda mais pessoas.

Crescimento do e-commerce

O e-commerce ou comércio eletrônico agrega todos os sites e plataformas de vendas online, até mesmo dentro das redes sociais. Diferente das lojas físicas, as pessoas podem comprar e consumir serviços diretamente de casa, deitados na cama, apenas com acesso ao celular ou computador.

Toda essa praticidade, juntamente com uma conjuntura de fatores e circunstâncias fez com que o comércio online batesse recordes em 2020 e seguisse atingindo números ainda maiores de adeptos em 2021.

Com a pandemia do Coronavírus em 2020 e o isolamento social, a internet se tornou a principal facilitadora para quase todas as atividades diárias, tanto para consumo como para comunicação, estudos e principalmente serviços essenciais.

Atualmente as pessoas passam a maior parte do dia com o celular na mão e estão conectadas em tempo integral. Tudo isso possibilita uma infinidade de oportunidades no e-commerce que funciona como uma vitrine virtual, com fotos e produtos expostos constantemente para milhões de pessoas.

Já imaginou como seria sua vida hoje sem o meio digital? É quase impossível pensar no presente e principalmente no futuro sem visualizar a internet, o e-commerce e as inúmeras plataformas digitais que já existem e fazem parte da vida das pessoas.

A verdade é que a transformação digital irá acelerar ainda mais nos próximos anos e o e-commerce já representa o futuro do varejo.

Vantagens de divulgar seu e-commerce

Não só o e-commerce, mas qualquer negócio digital precisa ser divulgado constantemente e estar presente em todas as redes possíveis.

Imagine que você está andando na rua e se interessa por um produto na vitrine, porém não compra. Agora imagine que você encontre o mesmo produto nas próximas ruas constantemente, a chance de comprá-lo aumenta ainda mais.

Assim como funciona no mundo offline, as lojas online precisam expor e divulgar seus produtos incansavelmente. Quanto mais pessoas visualizarem a sua loja virtual, maiores as chances de conversão em vendas.

Muitas vezes as pessoas efetuam compras de forma improvisada, sem nem mesmo planejar e saber que precisavam daquele produto ou serviço.

Isso acontece devido a uma boa estratégia de marketing e de divulgação na internet, seja por meio das redes sociais como o Instagram, anúncios, dentre várias outras possibilidades.

A divulgação hoje representa o papel principal do sucesso de qualquer loja virtual, pois de nada adianta a qualidade do produto, preços acessíveis e um bom atendimento se as pessoas não conseguem encontrar a sua marca na web. Elas precisam antes de tudo ter informações sobre a sua marca e ser conquistada por ela.

Quando falamos de pequenos negócios ou uma loja virtual recém chegada no mercado, tudo isso se torna ainda mais importante e significativo.

Invista no marketing de conteúdo

Muitas pessoas podem confundir o marketing de conteúdo com propaganda e outros modelos de divulgação e publicidade. Porém, o marketing de conteúdo vai muito além disso.

Ele engloba estratégias inteligentes para não só atrair clientes, mas para mantê-los engajados, por meio de conteúdos de valor, sejam eles posts em redes sociais, vídeos, podcasts, textos, dentre outros formatos.

Além de promover a marca indiretamente, o marketing de conteúdo vem para solucionar os problemas do seu público-alvo. Ou seja, são conteúdos projetados diretamente em sintonia com o que os seus possíveis clientes querem ver, ler e ouvir na internet.

Já se perguntou se o conteúdo que você posta nas plataformas da sua marca te ajudam a vender ou impactam de alguma forma? Se a resposta for sim, você está no caminho certo do marketing de conteúdo. 

Caso contrário, é hora de começar a investir nessas estratégias para divulgar o seu e-commerce. Todo conteúdo que você produz, deve ser voltado diretamente para conversão em vendas, para atrair novos clientes e retê-los em sua rede.

O primeiro passo é entender a importância desse conteúdo e a relevância que ele possui no processo de consumo. O marketing de conteúdo te ajuda a crescer rapidamente, aumenta a credibilidade e faz com que sua marca seja vista como uma referência e autoridade de forma rápida. 

Tudo isso influencia diretamente na divulgação do seu e-commerce e ajuda a vender mais.

Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é muito parecido com o marketing de conteúdo. Porém, no Inbound Marketing o foco é menos abrangente e mais técnico.

O intuito do Inbound Marketing é trazer clientes que estão no processo de decisão de compra, cadastrá-los como leads no site e nutrir esses leads de conteúdo, o que irá aumentar as chances de conversão em vendas.

Na prática, o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo se confundem com frequência e estão interligados, mas é muito importante estar atento às especificidades de cada uma dessas estratégias e utilizá-las de forma complementar.

As marcas que já perceberam o poder dessas estratégias estão à frente no e-commerce e possuem um grande diferencial no mercado.

Mídias sociais

Um contato direto e de fácil comunicação com os clientes é a base para o sucesso de qualquer e-commerce. A proximidade com o seu público é essencial para estimular o engajamento e fidelizar clientes.

Tudo isso é facilitado pelo uso das redes sociais como o Instagram, Youtube e Facebook. Hoje em dia estar inserido nas redes sociais é quase um pré-requisito para ter um e-commerce com tráfego e visibilidade.

Já imaginou como seria mais difícil descobrir e conhecer novas marcas sem as redes sociais? Basicamente a maioria das compras feitas em alguma loja virtual foi iniciada em uma rede social, com algum post, indicação nos stories ou até mesmo um anúncio.

Estar presente nessas redes é tão importante quanto manter o seu e-commerce, pois um complementa o outro. 

Todas as interações nas mídias sociais influenciam na decisão de compra das pessoas, por isso, manter o seu e-commerce e a sua marca visível e presente nessas interações é fundamental.

Agora que já sabe a importância das redes sociais na divulgação do seu e-commerce, esteja atento às estratégias de marketing positivas. 

Uma boa consultoria de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing é o combo infalível não só para divulgar sua loja virtual nas mídias sociais, mas também para construir confiança e credibilidade no mercado.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são um grupo de pessoas com alta autoridade na internet, que possuem poder de persuasão e conseguem influenciar no processo de compra das pessoas.

A visibilidade dos influenciadores é uma ótima estratégia para colocar o seu e-commerce em destaque, atrair novos públicos e possíveis clientes. 

Há várias maneiras de fazer parcerias com influenciadores digitais, desde publiposts até campanhas mais elaboradas no IGTV e nos stories do Instagram.

Para divulgar o seu e-commerce por meio dos influenciadores é fundamental escolher o perfil certo, que possua um público e audiência similar ao que você procura para sua marca e para o seu negócio.

Ou seja, se você possui um e-commerce de joias, não adianta fazer parceria com influenciadores adolescentes com público infantil. Tudo isso poderá gerar algum engajamento e até mesmo determinado acesso ao seu e-commerce, porém as chances de conversão em vendas serão mínimas.

Fazer parcerias e contratar influenciadores para divulgar a sua marca pode ser um investimento alto, por isso é tão importante analisar o mídia kit de cada um deles e escolher o que mais se enquadra a sua demanda.

Muito além do número de seguidores, há inúmeros elementos que devem ser estudados e que irão influenciar diretamente no resultado final da divulgação.

Utilize marketplaces

O marketplace funciona como um shopping virtual e também está incluso nas inúmeras possibilidades do e-commerce.

Se você possui uma marca e uma loja virtual, cadastrar seus produtos em um marketplace pode ser uma boa opção para divulgar o seu e-commerce e atrair novos clientes.

Dentre os grandes marketplaces disponíveis no mercado estão a Amazon, Mercado Livre e Enjoei. Esteja atento às oportunidades e faça uma pesquisa sobre quais marketplaces estão em sintonia com o perfil do seu e-commerce.

Essa é uma forma de fazer com que novas pessoas descubram sua marca e aumentar ainda mais a exposição da sua loja virtual.

Invista no remarketing

Quantas vezes você ficou indeciso com alguma compra no e-commerce e acabou abandonando o produto antes mesmo de finalizar?

Isso acontece todos os dias com a maioria dos consumidores na internet. Nem sempre as pessoas iniciam o processo de compra decididas a finalizá-lo. Por isso, o remarketing é uma estratégia que aumenta as chances dessas pessoas retornarem a compra e realizá-la de fato.

Dessa forma, além de triplicar as chances de venda do seu e-commerce você ainda consegue divulgar a sua marca por meio de anúncios na internet.

O remarketing funciona por meio das ferramentas de anúncios (Google Ads ou Facebook Ads) que identificam todos os usuários que acessaram seu e-commerce e quais produtos foram visualizados.

Com isso, essas ferramentas passam a mostrar anúncios com maior frequência sobre seu e-commerce e sobre produtos similares em outros sites acessados pelo mesmo usuário.

Conclusão

Para divulgar o seu e-commerce é imprescindível investir em uma boa comunicação e no relacionamento com as pessoas. Tudo isso está diretamente associado ao marketing digital e todas as suas estratégias.

Sobretudo, é preciso entender a importância dele não só para divulgação do seu e-commerce, mas também para construção de uma presença online e autoridade digital.

Além disso, é fundamental estar sempre atualizado sobre as demandas digitais para manter a sua loja virtual sempre em alta e com visibilidade.

Hoje em dia, há inúmeros conteúdos disponíveis na internet para quem busca ideias de divulgação online para o e-commerce e como mantê-lo em evidência.

Esteja aberto a inovações e busque sempre testar estratégias novas, pois a concorrência no comércio digital é cada vez maior e a autenticidade é sempre a melhor propaganda.

Este é um artigo patrocinado. Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.