• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Adilson Almeida Adilson Almeida 2/2/2011

    É complicado... Mas nem tanto

    É muito comum, para quem trabalha com computador, ouvir no dia a dia palavras que você nem sabe o que significa, são os termos técnicos da informática.

    Nosso intuito, neste texto, é mostrarmos as palavras mais utilizadas na informática junto com o seu significado. Dessa forma, quando um técnico de informática for lhe explicar algo você não estará tão por fora do assunto quanto ele imagina.

    O computador que conhecemos é composto por hardware e software. Só nessa frase encontramos dois termos que a maioria desconhece. Hardware é a parte física do computador, de uma forma simples é tudo o que conseguimos de fato colocar a mão. Software é a parte lógica do computador, são os chamados programas que fazem com que o computador se torne útil. É importante saber que para o computador funcionar de uma maneira perfeita esses dois componentes são fundamentais. Um hardware sem software não funciona e, assim, torna-se inútil. A mesma coisa ocorre com o software, que sem hardware não serve para nada.

    Abaixo, temos duas relações contendo os principais termos utilizados na informática com seu significado. Uma é com os termos relacionados a hardware e a outra é com os termos relacionados a software.

    Hardware
    TermoSignificado
    CD-R Tipo de CD que pode ser gravado.
    CD-RW Tipo de CD que pode ser gravado e regravado.
    Chips Circuitos integrados formados por milhões de minúsculos componentes que desempenham uma função específica.
    CPU Central Processing Unit. É o processador de seu computador.
    Estabilizador Equipamento eletrônico responsável por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes.
    DVD-R É um disco igual a um CD-R só que a sua capacidade de armazenamento é de 4,7 GB, o equivalente a cerca de sete CDs
    DVD-RW É um disco igual a um CD-RW só que a sua capacidade de armazenamento é de 4,7 GB, o equivalente a cerca de sete CDs
    Gabinete Geralmente, esse termo é confundido com CPU, mas não é nem um pouco parecido. O gabinete é a “caixa” onde os componentes internos; como o processador, HD, memória e outros; do computador são alocados.
    HD É a chamada memória secundária do computador. Tudo o que salvamos ou tudo que está armazenado no computador está no HD.
    Memória Geralmente, essa palavra é utilizada para referir-se à memória principal do computador. É uma placa que contém chips para armazenar tudo que o computador estiver executando. Esse tipo de memória é volátil então tudo que estiver nela será perdido após desligar o computador.
    Modem Dispositivo eletrônico que converte os sinais enviados pelo computador em sinais de áudio, que serão enviados ao longo das linhas telefônicas e assim vice-versa
    Nobreak Mesma função do estabilizador, mas também evita a interrupção do funcionamento de computadores e periféricos durante a falta de energia elétrica.
    Pen Drive É um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash.
    Placa Mãe É a principal placa no computador onde todos os dispositivos são conectados.
    Processador Chip que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador.
    Software
    TermoSignificado
    Antivírus São programas de computador que previnem, detectam e eliminam vírus de computador.
    Backup É o termo que se refere a uma cópia de segurança. Permite o resgate de informações importantes ou programas em caso de perda de dados.
    Baixar Também pode-se dizer download, processo de transferência de arquivos de um computador remoto para o seu.
    Browser Também conhecido como navegador de internet. Programa utilizado para visualizar na tela as páginas da World Wide Web.
    Chat Conversa em tempo real através do computador.
    Conectividade O termo refere-se às redes de comunicação ou ao ato de comunicar entre computadores e terminais.
    Conexão Ligação do seu computador a um computador remoto.
    Dados Qualquer tipo de informação processada pelo computador.
    Download Mesma definição de baixar.
    Driver Itens de software que permitem que o computador se comunique com um acessório específico, como uma determinada placa. Cada acessório exige um driver específico.
    Firewall É o nome dado a um programa que tem por objetivo aplicar uma política de segurança.
    Freeware Softwares distribuídos automaticamente.
    Login Termo que se refere ao nome de usuário.
    Logon Processo de identificação para que o usuário entre em um determinado sistema.
    Logoff Processo contrário ao logon para terminar o uso de um determinado sistema.
    Sistema operacional Conjunto de software responsável por promover a comunicação do usuário entre o computador.

    Além dos termos apresentados acima, ainda existem vários outros não mencionados no artigo que poderão ser consultados na internet.

    Sempre que ouvir termos técnicos, ainda mais quando estiverem relacionados a problemas, faça uma pesquisa e procure se inteirar do assunto, só assim você saberá se o que está escutando é realmente o certo. 


    Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática. 

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.