Adilson Almeida Adilson Almeida 16/2/2011

CPF, agora, é online

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o registro de uma pessoa junto à Receita Federal do Brasil. Este documento foi criado em 1968 e era de papel. Até então, era usado basicamente para as declarações de imposto de renda. Com o passar dos tempos, foi se tornando útil no nosso dia a dia, sendo obrigatório para a abertura de contas em banco, por exemplo.

Imagem do CPF antigo

Até recentemente, o CPF era de plástico (como na imagem abaixo), mas isso mudou. Apesar de não muito comentada, em setembro do ano passado, a Receita efetuou uma mudança no CPF, que agora passa a ser online. Isto é, não será mais emitido o cartão CPF que a maioria tem hoje. O documento passa a ser impresso pela internet.

Imagem do CPF

Para se ter uma ideia, nem o número 146 da Receita foi atualizado quanto essa informação. Quando ligamos para a Receita ainda somos orientados a proceder da maneira antiga. "Para solicitar segunda via do cartão CPF, procure diretamente uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios", informa o atendimento eletrônico.

Para quem não tem o CPF a primeira via ainda deverá ser solicitada em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Deverá ser paga uma taxa e o contribuinte receberá um número de inscrição, com o qual poderá imprimir o documento pela internet.

Se você já tem CPF e precisa de uma segunda via do documento, será necessário acessar a página da Receita Federal, clicar na sigla CPF. Na próxima página clique em "Segunda Via". Você irá cair nesta página. Agora, é só pedir para imprimir o comprovante de inscrição. A partir desse passo, o sistema passa a requerer informações pessoais como data de nascimento, documentos pessoais e o número de recibos de declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos. Somente depois desse procedimento é que o sistema gera um código e você consegue imprimir o documento.

Se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, consulte o tutorial fornecido no site da Receita Federal.


Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.