Adilson Almeida Adilson Almeida 5/4/2011

Redes Sociais e seus poderes na internet – Parte 1

Esse artigo será divido em duas partes, a primeira parte tratará de fornecer informações para que todos saibam o que é uma rede social.

Simplificando, uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas (ou organizações, territórios, etc.) que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio.

O importante nesse momento é entender que redes sociais não são estabelecidas só pela internet, mas estabelecidas por qualquer meio de comunicação em que haja uma estrutura social e que redes sociais são compostas por pessoas. A partir deste ponto, entende-se que podemos ter, e de fato temos, uma rede social de amigos por exemplo.

Ilustração de rede social

Já sabemos que uma rede social não necessariamente se estabelece pela internet, mas que podemos ter nossas redes sociais fora dela também.

Veremos mais adiante exemplos de redes sociais na internet.

A internet, criada em meados da década de 1960, com o objetivo de auxiliar nas atividades militares, com o tempo, foi ganhando novos horizontes e sendo aplicadas nas mais diversas áreas. Hoje em dia, a internet é indispensável na vida da maioria das pessoas e no dia a dia das organizações. Dentre os diversos fatores que influenciam o aumento do uso da internet, a comunicação talvez seja um dos principais para tal fenômeno.

A partir da popularização da internet, ocorreram diversas mudanças para a sociedade, dentre elas, está a possibilidade de expressão e socialização, por meio de ferramentas de comunicação mediadas pelo computador. Essa forma de comunicação, cada vez mais, vai ganhando força, fazendo parte do dia a dia das pessoas. Muitas vezes a comunicação pela internet acaba sendo quase um "vício" para algumas pessoas.

Veja alguns exemplos de redes sociais:

Twitter: Criado no ano de 2006 no EUA. Muitos internautas brasileiros já utilizam este serviço, incluindo celebridades artísticas e políticas. As empresas também estão à frente desta rede social.

Orkut: Criado no ano de 2004. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários, em janeiro de 2008.

Facebook: Criada no ano de 2004. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Atualmente é a rede social que mais cresce no Brasil.

Além dessas redes sociais, ainda existem outras que podem ser bastante interessantes.

Na próxima coluna, falarei dos poderes das redes sociais na internet.


Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.