• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Adilson Almeida Adilson Diogo 17/8/2011

    Antiguidades da Internet 

    Resumo: O Wayback Machine é um site que garimpa e arquiva páginas da internet. Uma análise do conteúdo ali guardado permite traçar uma breve história do webdesign.

    Já pensou em voltar no tempo e ver as coisas como era no passado? Ainda não existe uma máquina que permita ao homem voltar no tempo. Mas na internet já existe uma maneira de olhar para o passado dos arquivos digitais.

    O http://www.waybackmachine.org/ é uma biblioteca digital de sites e outros artefatos culturais em formato digital. O site funciona como um arqueólogo da internet, ele garimpa e arquiva antiguidades da rede. Lá é possível encontrar páginas de até 15 anos atrás.

    O projeto, que foi lançado no ano de 2001, utiliza um programa que rastreia e indexa as páginas da internet. É possível encontrar endereços dos primórdios da web, em meados de 1990.

    Com mais de três petabytes de espaço ocupados, o projeto nos permite rever notícias antigas e as primeiras versões de portais conhecidos, como o ACESSA.com. Veja como era o Portal ACESSA.com há dez anos.

    Portal ACESSA.com há 10 anos

    Com tanta antiguidade, já é possível traçar uma breve história do webdesign. Aproveite e veja a evolução de endereços famosos ao longo dos anos.



    Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.