Extravio de bagagens Veja como evitar esse inc?modo nas suas viagens ou o que fazer
caso sua bagagem seja extraviada por qualquer motivo


Renato Costa
Colabora??o*
14/02/2007

Na ?poca de f?rias e feriados prolongados, uma viagem ? sempre bem-vinda. A visita a lugares badalados ou relaxantes ? prioridade para os turistas de plant?o. Mas, para que a divers?o n?o termine antes de come?ar, certos cuidados s?o indispens?veis, como a hora de preparar sua mala e se precaver de um extravio.

A administradora de empresas Patr?cia Guimar?es passou pelo problema de ter a bagagem extraviada em um carnaval. "Fomos de avi?o do Rio de Janeiro at? Porto Seguro. Quando chegamos l?, descobrimos que nossas bagagens foram para Natal, em um outro v?o. S? no dia seguinte ? que conseguimos reaver as nossas malas", conta.

Casos como o de Patr?cia podem acontecer por v?rios motivos. "?s vezes, o passageiro n?o identifica sua bagagem de modo a diferenci?-la de outras parecidas. A troca de v?os na ?ltima hora pode acarretar o extravio tamb?m. Esse foi o fator que mais contribuiu para o grande problema com bagagens nos aeroportos no fim de 2006", explica Augusto Ferreira, funcion?rio do setor de bagagens de uma empresa a?rea.

Varela Arag?o, s?cio de ag?ncia de viagens De acordo com delegado regional da Zona da Mata da Associa??o Brasileira de Ag?ncias de Viagens (ABAV), Varela Arag?o, a probabilidade de ocorrer extravio de bagagens ? maior no setor a?reo, em compara??o com o rodovi?rio.

"Quando o passageiro faz uma viagem de ?nibus, ele pode acompanhar a sua bagagem. No caso de v?os ? mais dif?cil, porque a bagagem ? entregue no check-in da empresa a?rea, e s? ? vista de novo quando o passageiro chega ao seu destino", diz.

Varela comenta h? mais chances de acontecer o problema nos casos de conex?o. "Como a aeronave vai seguir para outra cidade, a bagagem pode n?o ser descarregada por engano", explica.

Os prazos

mala com um len?o para identific?-la O prazo m?ximo para a entrega da bagagem extraviada ? de 30 dias. Caso a empresa n?o consiga localizar e devolver nesse per?odo, deve negociar uma indeniza??o com o passageiro.

De acordo com Augusto, o prazo de devolu??o depende de cada caso. "Em v?os nacionais, pode ser que no mesmo dia a situa??o se resolva. Depende do tempo que se demora para localizar a bagagem e a disponibilidade de um v?o para o local onde a pessoa est?", explica.

E se acontecer?

Caso o passageiro tenha sua bagagem extraviada, o primeiro passo ? registrar a ocorr?ncia no setor de bagagens da empresa transportadora ou no atendimento das Ag?ncias Nacionais (ANTT nas rodovi?rias e ANAC nos aeroportos). ? importante fazer isso antes de deixar o local de desembarque, para se garantir um documento confirmando o extravio.

Caso o passageiro desconfie que a bagagem tenha sido violada, ele s? deve abri-la na presen?a de funcion?rios da empresa, para a comprova??o de quaisquer pertences que possa estar faltando.

Cuidados ao viajar
  • Identificar e personalizar a bagagem, de maneira que fique f?cil reconhec?-la
  • Transportar objetos de valor na bagagem de m?o. As empresas indenizam os passageiros pelo peso da bagagem, n?o pelo conte?do
  • Levar uma muda de roupa extra na bagagem de m?o, para o fato de ter que esperar a chegada das malas extraviadas