Planeje sua viagem O planejamento pode garantir a sua segurança e diversão


Fabricio Werneck
Colaboração*
19/09/2007

Você que está pensando em viajar, não deixe para a última hora. É o que recomenda a vendedora de uma operadora de viagens da cidade, Roseane Castro (foto). "Para o melhor aproveitamento da sua viagem, o ideal é você agendar com pelo menos seis meses de antecedência. De repente, você quer viajar daqui um ano e já pode ir juntando uma grana", garante.

Para o brasileiro, que já tem a fama de deixar tudo para a última hora, essa tarefa pode parecer premeditada, mas não é não. O planejamento pode fazer com que se economize em tarifas aéreas e em hotéis.

Com antecedência, o turista pode encontrar melhores formas de pagamento de sua viagem. Além de conseguir vagas em hotéis mais econômicos. Esse tipo de acomodação caracteriza-se por ter menos quartos e quando se deixa para a última hora, eles já podem estar resevados.

"Não é igual uma loja de roupa, em que determinada época você sabe que vai ter promoção. As promoções vão depender de como vai estar o mercado", afirma Roseane.

Viajar na baixa temporada também pode ser uma boa. Nessa época, o turista consegue economizar um bom dinheiro em tarifas aéreas e uma melhor acomodação por um preço razoável. O dinheiro economizado pode ser utilizado em outros gastos, como restaurantes ou passeios.

Roseane, vendeora Atualmente, uma passagem de ida para Salvador no Carnaval sairia a R$ 1.090**. Segundo Roseane, a mesma viagem de avião, em um mês após o carnaval e já em baixa temporada, sairia a R$ 239**. Ou se o mesmo turista que desejasse ir para Salvador no Carnaval, tivesse fechado seu pacote em junho - com maior antecedência -, encontraria um preço semelhante ao da segunda opção.

Outra dica pode ser pesquisar e conversar com pessoas que já estiveram no lugar e saber sobre os passeios, restaurantes, shows. "Com isso, ele [turista] planeja melhor o tempo e a viagem", acrescenta.

Roseane ainda fala da importância de um roteiro de viagem. "Tem uma senhora aqui que sempre marca com antecedência e viaja em baixa temporada. Aí ela pesquisa tudo na internet sobre o lugar e conversa com outras pessoas. Quando chega lá, ela já tem roteiro todo pronto do que quer fazer", exemplifica.

Como planejar sua viagem
  • Definir o lugar (praia, campo, montanha, exterior, clima)
  • Situar seu gasto geral
  • Definir o quanto deseja gastar com tarifa, hotel, passeio, alimentação
  • Procurar hotéis disponíveis
  • Marcar passagem
  • Pesuisar sobre o lugar e conversar com amigos
  • Fazer um roteiro com os lugares e as atividades que desejar

*Fabricio Werneck é estudante de Jornalismo na UFJF

**Preços fornecidos em setembro de 2007, sujeito a alterações

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.