Um Natal cheio de luz e cor A Serra Gaúcha oferece um roteiro especial para o Natal com muitos encantos e magia. Em Juiz de Fora, o passeio é um dos mais procurados no fim de ano


Marinella Souza
Colaboração*
13/11/2007

"Bate o sino, sino, sino pequenino de..." Gramado. Isso mesmo! Gramado! Ainda em novembro a cidade toda se volta para os festejos natalinos e oferecem um belo espetáculo visual para os visitantes.

O Circuito Natal de Luz começa em meados de novembro e vai até a primeira semana de janeiro e envolve, principalmente, Gramado e Canela. Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, completam o roteiro, conhecido por seus encantos coloridos.

Em Gramado, as atrações, além da decoração especial em todas as ruas, ficam por conta do Lago Negro, Mundo Encantado, e o Museu do Automóvel. Uma boa pedida é fazer um tour panorâmico pela cidade e observar do alto toda a beleza que a cidade oferece.

Foto de árvore de Natal A Catedral de Pedra, em Canela, é uma outra opção para quem quer presentear os olhos e o espírito nessa época mágica de fim de ano. Para incrementar esse momento, ainda na cidade, pode-se visitar a cascata e o Parque do Caracol e o Mundo à Vapor.

Mas nem só das grandes estrelas é feito o roteiro Natal de Luz. A Serra Gaúcha oferece muitas outras opções. Em Caxias do Sul, há uma oportunidade de se conhecer a igreja São Pelegrino com afrescos de Aldo Locatelli e a réplica de La Pietá, de Michelangelo.

Para os adoradores de Baco, a Serra Gaúcha apresenta as maiores vinícolas do país, que estão abertas a visitação. Em Bento Gonçalves, o passeio no trem Maria Fumaça até Carlos Barbosa é indispensável para quem quer se divertir e apreciar as belezas naturais da região.

Segundo a agente de viagens, Andréia Picorelli, o roteiro é bastante procurado na cidade."Gramado tem o espírito de Natal, dá o visual do Natal que as pessoas querem. O turismo lá faz por onde agradar os visitantes. As luzes, as cores, a decoração, tudo é voltado para agradar", diz ela.

Foto de Papai Noel na casinha iluminada Foto de noite iluminada Foto de espetáculo noturno

Gramado faz o maior evento de Natal do mundo. Não há um só canto da cidade em que não esteja enfeitado e é comum esbarrar com Papai Noel pelas ruas. São mais de 60 dias de espetáculos que contam com fogos de artifício colorindo as noites, águas dançantes, tenores e corais, completando o encanto e a magia do passeio.

Foto de ruas enfeitadas Foto de ruas enfeitadas Foto de  soldadinhos de chumbo

Gerente de uma agência de viagens da cidade, Caroline Hallack (veja no vídeo), afirma que esse é um passeio muito especial."O Natal Luz é um pacote muito diferente de tudo o que nós, brasileiros estamos acostumados porque toda a cidade está voltada para um projeto só. Isso faz com que todo o roteiro seja pensado de uma maneira especial e o espetáculo é belíssimo", garante Caroline.

Foto de Caroline Hallack Ela alerta ainda, quanto à importância de programar tudo com antecedência. Segundo Caroline, nessa época do ano restam poucas opções para quem quer conhecer o roteiro turístico da Serra Gaúcha."Há uma procura muito grande por esse pacote, acaba muito rápido, por isso, é preciso correr", ensina a moça.

O roteiro Natal de Luz oferece opção para todos os gostos e a decoração colorida e iluminada, aliada às belezas naturais da Serra Gaúcha são um verdadeiro regalo para os olhos e a alma.

*Marinella Souza é estudante de COmunicação Social na UFJF

sempre

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.