Um Natal cheio de luz e cor A Serra Ga?cha oferece um roteiro especial para o Natal com muitos encantos e magia. Em Juiz de Fora, o passeio ? um dos mais procurados no fim de ano


Marinella Souza
Colabora??o*
13/11/2007

"Bate o sino, sino, sino pequenino de..." Gramado. Isso mesmo! Gramado! Ainda em novembro a cidade toda se volta para os festejos natalinos e oferecem um belo espet?culo visual para os visitantes.

O Circuito Natal de Luz come?a em meados de novembro e vai at? a primeira semana de janeiro e envolve, principalmente, Gramado e Canela. Nova Petr?polis, Bento Gon?alves e Carlos Barbosa, completam o roteiro, conhecido por seus encantos coloridos.

Em Gramado, as atra?es, al?m da decora??o especial em todas as ruas, ficam por conta do Lago Negro, Mundo Encantado, e o Museu do Autom?vel. Uma boa pedida ? fazer um tour panor?mico pela cidade e observar do alto toda a beleza que a cidade oferece.

Foto de ?rvore de Natal A Catedral de Pedra, em Canela, ? uma outra op??o para quem quer presentear os olhos e o esp?rito nessa ?poca m?gica de fim de ano. Para incrementar esse momento, ainda na cidade, pode-se visitar a cascata e o Parque do Caracol e o Mundo ? Vapor.

Mas nem s? das grandes estrelas ? feito o roteiro Natal de Luz. A Serra Ga?cha oferece muitas outras op?es. Em Caxias do Sul, h? uma oportunidade de se conhecer a igreja S?o Pelegrino com afrescos de Aldo Locatelli e a r?plica de La Piet?, de Michelangelo.

Para os adoradores de Baco, a Serra Ga?cha apresenta as maiores vin?colas do pa?s, que est?o abertas a visita??o. Em Bento Gon?alves, o passeio no trem Maria Fuma?a at? Carlos Barbosa ? indispens?vel para quem quer se divertir e apreciar as belezas naturais da regi?o.

Segundo a agente de viagens, Andr?ia Picorelli, o roteiro ? bastante procurado na cidade."Gramado tem o esp?rito de Natal, d? o visual do Natal que as pessoas querem. O turismo l? faz por onde agradar os visitantes. As luzes, as cores, a decora??o, tudo ? voltado para agradar", diz ela.

Foto de Papai Noel na casinha iluminada Foto de noite iluminada Foto de espet?culo noturno

Gramado faz o maior evento de Natal do mundo. N?o h? um s? canto da cidade em que n?o esteja enfeitado e ? comum esbarrar com Papai Noel pelas ruas. S?o mais de 60 dias de espet?culos que contam com fogos de artif?cio colorindo as noites, ?guas dan?antes, tenores e corais, completando o encanto e a magia do passeio.

Foto de ruas enfeitadas Foto de ruas enfeitadas Foto de  soldadinhos de chumbo

Gerente de uma ag?ncia de viagens da cidade, Caroline Hallack (veja no v?deo), afirma que esse ? um passeio muito especial."O Natal Luz ? um pacote muito diferente de tudo o que n?s, brasileiros estamos acostumados porque toda a cidade est? voltada para um projeto s?. Isso faz com que todo o roteiro seja pensado de uma maneira especial e o espet?culo ? bel?ssimo", garante Caroline.

Foto de Caroline Hallack Ela alerta ainda, quanto ? import?ncia de programar tudo com anteced?ncia. Segundo Caroline, nessa ?poca do ano restam poucas op?es para quem quer conhecer o roteiro tur?stico da Serra Ga?cha."H? uma procura muito grande por esse pacote, acaba muito r?pido, por isso, ? preciso correr", ensina a mo?a.

O roteiro Natal de Luz oferece op??o para todos os gostos e a decora??o colorida e iluminada, aliada ?s belezas naturais da Serra Ga?cha s?o um verdadeiro regalo para os olhos e a alma.

*Marinella Souza ? estudante de COmunica??o Social na UFJF

sempre