Um Natal cheio de luz e cor A Serra Gaúcha oferece um roteiro especial para o Natal com muitos encantos e magia. Em Juiz de Fora, o passeio é um dos mais procurados no fim de ano
Colaboração*
13/11/2007
Em arquivo:
"Bate o sino, sino, sino pequenino de..."
Gramado. Isso mesmo! Gramado! Ainda
em novembro a cidade toda se volta para os festejos natalinos e oferecem um belo
espetáculo visual para os visitantes.
O Circuito Natal de Luz começa em meados de novembro e vai até a primeira semana de janeiro e envolve, principalmente, Gramado e Canela. Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, completam o roteiro, conhecido por seus encantos coloridos.
Em Gramado, as atrações, além da decoração especial em todas as ruas, ficam por conta do Lago Negro, Mundo Encantado, e o Museu do Automóvel. Uma boa pedida é fazer um tour panorâmico pela cidade e observar do alto toda a beleza que a cidade oferece.
A Catedral de Pedra, em Canela, é uma outra opção para quem quer presentear os olhos
e o espírito nessa época mágica de fim de ano. Para incrementar esse momento, ainda
na cidade, pode-se visitar a cascata e o Parque do Caracol e o Mundo à Vapor.
Mas nem só das grandes estrelas é feito o roteiro Natal de Luz. A Serra Gaúcha oferece muitas outras opções. Em Caxias do Sul, há uma oportunidade de se conhecer a igreja São Pelegrino com afrescos de Aldo Locatelli e a réplica de La Pietá, de Michelangelo.
Para os adoradores de Baco, a Serra Gaúcha apresenta as maiores vinícolas do país, que estão abertas a visitação. Em Bento Gonçalves, o passeio no trem Maria Fumaça até Carlos Barbosa é indispensável para quem quer se divertir e apreciar as belezas naturais da região.
Segundo a agente de viagens, Andréia Picorelli, o roteiro
é bastante procurado na cidade."Gramado tem o espírito de Natal, dá o visual
do Natal que as pessoas querem. O turismo lá faz por onde agradar os visitantes.
As luzes, as cores, a decoração, tudo é voltado para agradar"
, diz ela.



Gramado faz o maior evento de Natal do mundo. Não há um só canto da cidade em que não esteja enfeitado e é comum esbarrar com Papai Noel pelas ruas. São mais de 60 dias de espetáculos que contam com fogos de artifício colorindo as noites, águas dançantes, tenores e corais, completando o encanto e a magia do passeio.



Gerente de uma agência de viagens da cidade, Caroline Hallack (veja no vídeo),
afirma que esse é um passeio muito especial."O Natal Luz é um pacote muito
diferente de tudo o que nós, brasileiros estamos acostumados porque toda a cidade
está voltada para um projeto só. Isso faz com que todo o roteiro seja pensado
de uma maneira especial e o espetáculo é belíssimo"
, garante Caroline.
Ela alerta ainda, quanto à importância de programar tudo com antecedência.
Segundo Caroline, nessa época do ano restam poucas opções para quem quer conhecer
o roteiro turístico da Serra Gaúcha.
"Há uma procura muito grande por esse pacote,
acaba muito rápido, por isso, é preciso correr"
, ensina a moça.
O roteiro Natal de Luz oferece opção para todos os gostos e a decoração colorida e iluminada, aliada às belezas naturais da Serra Gaúcha são um verdadeiro regalo para os olhos e a alma.
*Marinella Souza é estudante de COmunicação Social na UFJF
sempre