Dicas na hora de alugar um im?vel Seja ele hotel, pousada, camping ou apartamento, voc? deve prestar aten??o
em alguns detalhes para n?o fazer da sua viagem um pesadelo


Priscila Magalh?es
Rep?rter
20/02/2008

O Natal passou, o ano novo j? chegou, as f?rias escolares acabaram e at? o carnaval j? aconteceu. Isso significa que o ano come?ou de verdade? Para alguns sim, mas para outros agora ? a hora de fazer as malas e cair na estrada. ? hora de aproveitar a baixa temporada e visitar lugares menos tumultuados e caros.

? como diz a s?cia-propriet?ria de uma ag?ncia de viagens de Juiz de Fora, Marlene Cherem (foto abaixo). "Na ?poca de temporada ? tudo cheio e mais caro, principalmente no Carnaval". Segundo ela, quando a ag?ncia ? procurada para fazer reservas, o principal cuidado com os clientes ? a sinceridade. "Somos muito transparentes e indicamos os locais que conhecemos. Quando os clientes acham caro, at? arrumamos outro lugar, mas enfatizamos que n?o conhecemos".

Para facilitar a escolha de quem vai viajar e garantir que fique satisfeito, Marlene apresenta fotos do local, folderes explicativos e sites da internet. "? muito complicado indicar quando n?o conhecemos, imagina quando n?o sabemos como ? o local e o que ? oferecido l?".

Foto de Marlene Para alugar um hotel ou pousada, o mais importante ? sentir seguran?a. "O mineiro ? desconfiado e as pessoas buscam tranq?ilidade, ent?o querem sair da cidade com tudo pronto", explica Marlene, que d? algumas dicas importantes a serem observadas na hora de contratar um im?vel.

"? importante que as pessoas fiquem atentas ? localiza??o. Procure saber se ? perto dos locais onde quer visitar. Pesquise sobre o tratamento dos funcion?rios do hotel, se s?o educados e recebem bem. Tenha aten??o ?s instala?es e veja se atende ?s necessidades e para informa?es mais detalhadas, como card?pios, por exemplo, ? melhor entrar em contato direto com o local", alerta.

Tenha aten??o aos detalhes. A superintendente do Procon, L?a Ganimi, diz que o ?nico caso em que o valor do aluguel ou hospedagem podem ser cobrados com anteced?ncia ? em ?poca de temporada. "? a ?nica ocasi?o em que a lei permite isso", diz. Tanto pela internet ou pelo telefone, os cuidados s?o importantes.

L?a diz que no caso de alugar pela internet deve-se ter certeza de que o site ? confi?vel. "Mas, mesmo assim, salve no seu computador ou imprima os dados de quem aluga, como CPF ou CNPJ, o nome da pessoa ou imobili?ria, porque se der algum problema, h? como recorrer", explica. Assim como Marlene, L?a diz que deve-se ver fotos antes de se decidir. "Assim, ? poss?vel perceber as condi?es do local, quais m?veis t?m l? para evitar que o propriet?rio ou dono da pousada te cobre por algo que n?o tinha".

Foto de folder de hot?is Foto de folder de hot?is Foto de folder de hot?is

Quanto ? internet, a lei diz que se l? ? oferta, ent?o deve ser cumprida. "Se est? ofertado na internet, faz parte do contrato, ? o que diz o C?digo de Defesa do Consumidor", diz. Por isso, o que est? divulgado nela serve de prova em caso de ser enganado. Ent?o, salve a p?gina ou imprima, para que voc? tenha com o que recorrer. "Em caso de ser enganado, o consumidor pode ser ressarcido, ent?o tenha uma testemunha, que pode ser um vizinho da casa que voc? alugou", aconselha L?a.

Ela diz ainda que o ressarcimento n?o precisa ser feito na hora. "O consumidor pode sair do hotel ou da casa que alugou, ir para outro lugar e depois entrar com o pedido para devolu??o do dinheiro, afinal ? um transtorno. Mas, para isso, ? preciso que tenha provas", enfatiza.