Viaje o ano todo Para aproveitar melhor sua viagem, fique atento ao que cada
local vai oferecer em cada época do ano


Priscila Magalhães
Repórter
08/04/2008

Há opção para aqueles que gostam do calor do verão, do frio, das cidades mais tranqüilas e das mais charmosas. Se no Brasil não tem neve, por exemplo, vá onde ela está, mas fique atento à época do ano para não se decepcionar com o passeio.

O agente de turismo Roberto Freitas (no vídeo), diz que a temporada de viagens para a América do Sul está aberta e os destinos mais procurados são Chile e Argentina, por causa dos esportes de inverno. "Até agosto, está mais frio nesse lugares, então Bariloche, Lagos Andinos, e a Patagônia são boas pedidas".

Mas não é só no exterior que existem opções para quem gosta do frio. No Sul, destinos muito procurados no inverno são as Serras Gaúchas e Gramado. "Neste caso, não há baixa temporada, já que no frio também é caro".

Prefere sol e calor? A dica de Roberto é aproveitar o litoral brasileiro, principalmente o Nordeste. "Já estamos na baixa temporada e podemos encontrar passeios por preços mais baixos". Para ele, as melhores opções são Natal, João Pessoa e Porto de Galinhas. "São locais muito bem preparados, por isso atraem tantos turistas. Estão prontas a recebê-los", completa.

Foto da Costa do Sauípe Foto de Porto de Galinhas

No verão, a sua sugestão é Porto de Galinhas, onde há parques aquáticos, temáticos, litoral lindíssimo e fenômenos com a maré. "Para completar é um lugar que oferece um certo conforto e não é muito caro". Fernando de Noronha, apesar de ser muito bonito, deve estar inserido em um pacote com outros pontos turísticos. Lá, os passeios são muito rápidos por causa das áreas de preservação ambiental, onde ninguém pode visitar. Então, podemos ver tudo o que tem lá em pouco tempo, cerca de dois dias".

Se a idéia é fazer um Cruzeiro pela costa do país, também deve-se observar a época. Não é sempre que um navio atraca nos portos para levar turistas brasileiros a esses passeios. "Eles vêm da Europa e Argentina e costumam ficar por aqui de dezembro a março".

Mesmo dando essas dicas, o agente diz que, no Brasil, é difícil definir a melhor época para viajar, levando em consideração as estações do ano. "Temos todas as estações em qualquer época, mas se quiser sol, a dica é priorizar o Nordeste, onde tem sol o ano todo".

Foto de guia turístico Foto de guia turístico

O mesmo ele diz para os países da Europa e para os Estados Unidos, onde durante todo o ano é época. "Os primeiros são vendidos pelo charme dos lugares e o último pelas facilidades e intercâmbio". A China é um país que está em alta neste ano, por causa dos Jogos Olímpicos. "É uma boa pedida, mas já está um pouco em cima da hora para começar a programar".

Estratégias

No Brasil, a alta temporada é a que vai de setembro a março. É quando a maioria dos brasileiros quer viajar e, por isso, tudo é mais caro. "Passagens, hospedagens, passeios. Tudo aumenta de preço", afirma o agente. Então, tudo depende das estratégias que as agências de turismo adotam para vender os pacotes em determinadas épocas e locais.

É muito comum as pessoas que moram perto do litoral quererem continuar conhecendo outras cidades que têm praia. E o mesmo acontece para quem vive no interior. "Dessa forma, no interior talvez vende-se mais fácil os pacotes para o sul do país. Tudo depende do que as agências estão oferecendo e dos valores", explica.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.