Emiss?es de passaporte est?o suspensas em JF At? a pr?xima sexta-feira Pol?cia Federal realiza somente servi?os de urg?ncia. A paralisa??o atinge 100% do efetivo na cidade



Renata Cristina
R?porter
23/05/2007

Com a paralisa??o dos policiais federais em todo o pa?s, os servi?os de emiss?o de passaportes e de carteira de identidade para estrangeiros est?o suspensos em Juiz de Fora. Somente casos de urg?ncia ser?o atendidos pelos policiais, como cirurgias marcadas no exterior e o plant?o da cust?dia dos presos.

Conforme orientou o agente federal Robson Coelho, delegado do sindicato dos policiais federais em Juiz de Fora, a greve vai at? a pr?xima sexta. "Nosso interesse ? n?o causar nenhum preju?zo para a popula??o". Uma equipe plantonista foi formada com 30% do efetivo, mas todos os delegados, peritos, agentes, escriv?es e papiloscopistas aderiram ao movimento na cidade.

A categoria protesta contra a demora na implementa??o de acordos firmados com o Governo Federal. A segunda parcela do reajuste salarial de 30%, prevista para sair em dezembro do ano passado, ainda n?o foi implementada. O governo sugeriu o pagamento dos 30% em duas parcelas, mar?o de 2008 e mar?o de 2009, sem retroatividade.

Nesta quinta, dia 23, haver? uma reuni?o da classe com o Minist?rio da Fazenda e da Casa Civil para decidir sobre os rumos do movimento. "Se n?o aceitarem o reajuste, h? a possibilidade de uma greve geral", afirma Coelho. A ?ltima greve promovida pela categoria ocorreu em 2004 e durou mais de dois meses. Em acordo firmado com o governo, a PF conseguiu um reajuste de 17%.