Quarta-feira, 04 de julho de 2007, atualizada às 17h12

Cuidados na hora de escolher o pacote de viagem de férias



*Guilherme Arêas
Colaboração

Com a chegada do período de férias, os pacotes de viagens são uma das opções procuradas nas agências de turismo. Mas para que as suas férias não se transformem em um pesadelo, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) orienta que antes de fechar o contrato, o consumidor deve ficar atendo aos preços e serviços oferecidos.

Entre os principais ítens que devem ser observados estão a escolha do meio de transporte, reservas de passagens, hospedagem, passeios, aluguel de imóveis e de de carro. O consumidor deve ter conhecimento prévio de todo o conteúdo do contrato e estar ciente das cláusulas. Os folhetos e anúncios das agências devem conter informações claras e precisas sobre os serviços prestados.

Só no primeiro semestre desse ano, o Procon de Juiz de Fora recebeu 36 reclamações de serviços não fornecidos ou não concluídos, cobranças indevidas ou abusivas, rescisão ou alteração unilateral de contratos, descumprimento de prazos e bagagens violadas.

A orientação é que, antes de contratar um pacote de viagem, os consumidores consultem o site do Ministério do Turismo para averiguar a certificação de serviço da agência contratada. Verifique, também, se existe alguma reclamação contra a empresa, no Procon, pelo telefone 156. As dúvidas e reclamações também podem ser feitas pelo mesmo telefone.

*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.