Ter?a-feira, 24 de julho de 2007, atualizada ?s 16h56

Pista de Congonhas fecha por duas vezes nesta ter?a-feira. V?os JF/SP sofrem atrasos e pousam em Campinas


Fernanda Leonel
Rep?rter

Mais uma vez, Juiz de Fora sofre com reflexos da crise a?rea brasileira. Depois do cancelamento do v?o na ?ltima quarta, dia 18, ap?s o acidente com o avi?o da TAM, a ter?a-feira, 24, apresentou atrasos e mudan?as em locais de pouso.

Passageiros que partiram de Juiz de Fora, para desembarque no aeroporto de Congonhas, em S?o Paulo, tiveram que descer em Campinas, h? 94 quil?metros da capital. Isso porque, at? ?s 17 horas desta ter?a, a pista auxiliar de Congonhas j? havia sido fechada duas vezes.

A pista abriu para opera??o com atrasos, ?s 8h50. Depois, ficou fechada entre 11h05 e 14h. Ap?s esta interrup??o, foi reaberta para pousos com a ajuda de instrumentos ?s 14h, segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportu?ria (Infraero).

O segundo fechamento no dia ocorreu por falta de visibilidade. Apenas a pista auxiliar do aeroporto funciona desde o acidente , ocorrido na noite do dia 17 de julho.

Os atrasos nas linhas que chegam e partem de Juiz de Fora, segundo o representante comercial da Pantanal, Moacir Neto, foram pequenos e "n?o chegaram a causar grandes transtornos". Ainda durante parte da manh? desta ter?a, o Aeroporto da Serrinha tamb?m ficou fechado para decolagem, em raz?o de problemas meteorol?gicos.

Anac pro?be venda de passagens

No final da tarde desta ter?a, a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) proibiu temporariamente a venda de passagens com destino ou partida do aeroporto de Congonhas, em S?o Paulo.

A decis?o ? tempor?ria, e vale "at? que o tr?fego a?reo seja normalizado", segundo a ag?ncia. Mas quem j? comprou passagem n?o vai precisar se preocupar.

A Pantanal opera em Congonhas e foi procurada pelo portal ACESSA.com. Mas, at? o fechamento desta mat?ria, n?o tinha informa?es sobre a probi??o da Anac.