Fique por dentro

Por



Rela??o candidato/vaga do Vestibular 2006 da UFJF


Aplica??o do sistema de cotas ocasiona mudan?as e divide canditados em tr?s grupos diferentes pela disputa de cursos na UFJF

Andr?ia Barros
R?porter
21/10/05

Veja a rela??o candidato/vaga do Vestibular 2006 da Universidade Federal de Juiz de Fora e ou?a as dicas do Pr?-reitor de Recursos Humanos, Edson Faria. Clique ao lado!

Os candidatos que participam do Vestibular 2006 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se auto-definiram como negros e que se inscreveram nos cursos de Odontologia, F?sica, Direito-diurno, Artes, Arquitetura e Urbanismo, Comunica??o - diurno, Turismo - diurno, Economia - diurno e Geografia - diurno n?o participam da primeira fase do processo seletivo. "O candidato deve ficar atento aos cursos com menos de quatro candidatos por vaga porque a Universidade n?o vai avisar a quem ficar? de fora da primeira etapa. Isso j? estava previsto em edital", lembra o pr?-reitor de Recursos Humanos da UFJF, Edson Faria.

Essa ? uma das surpresas - anunciadas nesta sexta-feira, dia 21, em entrevista coletiva ? imprensa - j? que, normalmente, em vestibulares anteriores, estes j? foram cursos mais procurados entre os candidatos. Outra novidade, ? que a partir do sistema de cotas, adotado este ano, a coordena??o do exame dividiu os candidatos em tr?s grupos, como na tabela abaixo:

Grupo Acanditatos que se auto definiram como negros e que estudaram mais de sete anos em escolas p?blicas 920 candidatos para 111 vagas
Grupo Bcandidatos que estudaram mais de sete aos em escolas p?blicas 5220 candidatos para 329 vagas
Grupo Ccandidatos fora do sistemas de cotas 10.962 candidatos para 1.035 vagas

A concorr?ncia, a partir de agora, ocorrer? entre os candidatos de cada grupo (veja a rela??o candidato/vaga clicando aqui). A Universidade contabilizou 17.102 inscritos para o vestibular, incluindo alunos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O n?mero caiu em rela??o ao ano passado, quando 22.310 candidatos participaram do vestibular. A UFJF reservou 70% das vagas para o grupo C.

O novo sistema fez com que a rela??o candidato/vaga fosse menor devido ? concorr?ncia distribu?da. Por causa disso, segundo o pr?-reitor de Recursos Humanos, a quest?o das cotas pesou no componente cultural do processo seletivo. O fato de, no grupo A, a maior procura ser para os cursos noturnos revela um novo perfil de estudantes prontos a ingressar na UFJF. "Vamos ver que medidas podemos tomar para avaliar essa situa??o daqui para frente. ? uma nova hist?ria para o vestibular de Juiz de Fora. ? a diversidade de experi?ncias agora que ir? fazer o nosso corpo discente", avalia.

Edson Faria adianta que para o pr?ximo ano, as vagas destinadas aos inscritos nas cotas ir?o aumentar para 40% e, a previs?o para 2008 ? que chegue a 50%. A UFJF ? pioneira neste sistema em Minas Gerais.

Cursos
Apesar de tantas surpresas para o vestibular 2006, no geral, o curso de Medicina continua tradicionalmente sendo o mais concorrido pelos vestibulandos, e a Psicologia est? entre os mais procurados pelos tr?s grupos. Este ano, o Pism teve crescimento significativo. "Cresceu cerca de 25%, e isso ? uma caracter?stica que mostra que a liga??o entre a UFJF e o ensino m?dio tem dado bons frutos", analisa o pr?-reitor. O Programa aponta que os mais disputados s?o Pedagogia-noturno, com 8,2 candidatos por vaga e Geografia-noturno, com 7,2. S?o 2.956 estudantes disputando 626 vagas.

No grupo A, que, ao todo, conteve 920 inscritos, os cursos mais concorridos foram Pedagogia-noturno, com 22 candidatos por vaga, e Psicologia, com 19,5. Para o Grupo B, com 5.220 vestibulandos, os mais procurados foram Medicina, com 39,2, e Psicologia, com 31,3. O Grupo C conta com 10.962 inscritos, e os cursos com maior n?mero de rela??o candidato/vaga s?o Medicina, com 38,7 e Psicologia, com 14,8.

Se por um lado, h? separa??o dos inscritos, n?o haver? distribui??o na hora das provas. A Universidade seleciona a corre??o atrav?s do n?mero de cada inscri??o.

Aten??o:
As provas da primeira fase acontecem nos dias 11 e 12 de dezembro, das 14h ?s 17h. A divulga??o para a segunda etapa ser? no dia 19 de dezembro, e as provas nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro, de 14h ?s 18h. O resultado sai em 9 de fevereiro de 2006. Outras informa?es: www.vestibular.ufjf.br/