Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, atualizada ?s 10h50

O per?odo antes do fim do ano ? o mais favor?vel para alugar im?veis para as f?rias. Os pre?os s?o mais baixos e a possibilidade de negocia??o ? maior


Marinella Souza
*Colabora??o

O per?odo que antecede as f?rias escolares ? o ideal para que se alugue im?veis para temporada na praia, segundo indica??o do Procon de Juiz de Fora. Pois ? exatamente nessa ?poca do ano que os pre?os s?o mais baixos e h? maior probabilidade de o consumidor conseguir lugares melhores.

Segundo os dados do Procon, at? meados de dezembro, os alugu?is est?o at? 50% mais baratos em rela??o ? estimativa para o final do ano. Mas ? preciso tomar cuidado antes de assinar o contrato, pois, ? comum nessa fase em que a procura aumenta muito, que pessoas de m? f? apliquem golpes nos consumidores.

A superintendente do Procon de Juiz de Fora, L?a Ganimi, explica que nessa ?poca os pre?os s?o mais baixos e a possibilidade de negocia??o ? maior. "Em janeiro, normalmente, os propriet?rios exigem pagamento ? vista. Quanto mais cedo a pessoa alugar, mais f?cil ser? negociar a forma de pagamento", diz L?a.

Dicas importantes
L?a Ganimi ensina o que se deve fazer para evitar preju?zos."? bom que se d? prefer?ncias por alugar im?veis atrav?s de imobili?rias e elaborar um contrato em que estejam todos os dados do fornecedor do im?vel".

O ideal ? que o corretor e a imobili?ria estejam no local do im?vel para que possam confirmar a exist?ncia da propriedade e garantir que tudo seja feito corretamente.

Segundo a superintendente, a maioria das reclama?es que o ?rg?o recebe s?o de consumidores que alugaram os im?veis de pessoas f?sicas e, normalmente, sem contrato. "O contrato ? de fundamental import?ncia, pois sem os dados do propriet?rio n?o podemos recorrer ? ele para tomar as devidas provid?ncias", explica.

L?a Ganimi alerta ainda que ? preciso que no contrato conste todos os pertences do im?vel. "Se ao chegar no local, o consumidor constatar que falta um ?tem sequer ele pode pedir indeniza??o", garante. Para n?o haver desentendimentos, o inquilino deve checar tudo ap?s a ocupa??o e desocupa??o do im?vel.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora