Segunda-feira, 17 de dezembro de 2007, atualizada ?s 18h57

Aeroporto de Goian? deve come?ar a receber investimento de R$ 2 milh?es antes do fim de 2007


Thiago Werneck
Rep?rter

Uma das obras para ampliar o funcionamento do Aeroporto de Goian? deve come?ar a ser executada ainda em 2007. Nessa segunda-feira, dia 17 de dezembro, a Secretaria do Estado de Transportes e Obras P?blicas (SETOP) anunciou a empresa vencedora da licita??o para iniciar os trabalhos de recupera??o do aeroporto.

O dinheiro ser? investido em servi?os de terraplanagem, pavimenta??o de acesso, drenagem, climatiza??o de salas, complementa??o da Esta??o Meteorol?gica, conclus?o da esta??o e do controle ao inc?ndio e melhorias no terminal de passageiros.

De acordo com a assessoria de comuncica??o da SETOP, a expectativa ? de que a partir dessa reestrutura??o, a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) homologue o Aeroporto Regional da Zona da Mata como apto para v?os noturnos. Atualmente s?o realizados apenas v?os diurnos e particulares. A previs?o da SETOP ? de que ainda em dezembro, os trabalhos comecem.

O valor j? estava previsto no or?amento do governo do estado, junto com outros R$ 80 milh?es para constru??o de uma via de acesso, que ligue a MG-353 ? BR-040. Nesse caso o projeto j? est? em licita??o, mas sem data prevista para in?cio de obras.

A nova via diminui dist?ncias e ainda possibilita o transporte de cargas pesadas vindas de outras cidades. Pelo tamanho de pista e sua estrutura o Aeroporto Regional da Zona da Mata foi contru?do para receber v?os com transporte de cargas, que utilizam avi?es de grande porte.

As obras pertencem ao Programa Aeroportu?rio de Minas Gerais (Proaero), que tem o objetivo de criar estrutura aeroportu?ria para que todos os munic?pios mineiros tenham acesso a um aeroporto num raio m?ximo de 100 quil?metros. Atrav?s do programa, o Estado prentende investir na amplia??o, moderniza??o e revitaliza??o dos 151 aeroportos p?blicos de Minas.