Segunda-feira, 17 de dezembro de 2007, atualizada às 18h57

Aeroporto de Goianá deve começar a receber investimento de R$ 2 milhões antes do fim de 2007


Thiago Werneck
Repórter

Uma das obras para ampliar o funcionamento do Aeroporto de Goianá deve começar a ser executada ainda em 2007. Nessa segunda-feira, dia 17 de dezembro, a Secretaria do Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) anunciou a empresa vencedora da licitação para iniciar os trabalhos de recuperação do aeroporto.

O dinheiro será investido em serviços de terraplanagem, pavimentação de acesso, drenagem, climatização de salas, complementação da Estação Meteorológica, conclusão da estação e do controle ao incêndio e melhorias no terminal de passageiros.

De acordo com a assessoria de comuncicação da SETOP, a expectativa é de que a partir dessa reestruturação, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologue o Aeroporto Regional da Zona da Mata como apto para vôos noturnos. Atualmente são realizados apenas vôos diurnos e particulares. A previsão da SETOP é de que ainda em dezembro, os trabalhos comecem.

O valor já estava previsto no orçamento do governo do estado, junto com outros R$ 80 milhões para construção de uma via de acesso, que ligue a MG-353 à BR-040. Nesse caso o projeto já está em licitação, mas sem data prevista para início de obras.

A nova via diminui distâncias e ainda possibilita o transporte de cargas pesadas vindas de outras cidades. Pelo tamanho de pista e sua estrutura o Aeroporto Regional da Zona da Mata foi contruído para receber vôos com transporte de cargas, que utilizam aviões de grande porte.

As obras pertencem ao Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), que tem o objetivo de criar estrutura aeroportuária para que todos os municípios mineiros tenham acesso a um aeroporto num raio máximo de 100 quilômetros. Através do programa, o Estado prentende investir na ampliação, modernização e revitalização dos 151 aeroportos públicos de Minas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.