Ser hol?stico

Por



Artigo
Ser hol?stico
::: 30/08/2003

Come?amos neste artigo uma viagem de longo, interessante e variado curso pelos caminhos da realidade de uma "vis?o hol?stica do ser humano e da vida".

Convidamos voc? a embarcarmos juntos nos trilhos flex?veis de conceitos, teorias e pesquisas muito interessantes, que ajudar?o a clarear o modo de pensar de todos que queiram ampliar os horizontes da pr?pria mente, refor?ando "padr?es de cren?as" ainda necess?rios, bem como, reorganizando e criando outros que melhor atendam a sua hora presente.

Nada na vida ? est?vel. Sidarta Gautama, o Buda, fundamenta seus ensinamentos na "imperman?ncia" (clique aqui), dizendo que a ?nica certeza da vida ? uma constante mudan?a.

Assim, quem esteja satisfeito com o que ? hoje, com o que tem hoje, com o modo de ser de hoje e fica por a? somente, n?o despertou para a realidade de que a mudan?a acontece e ele apenas n?o percebe, ou teima em se fazer de cego, acomodado ? pr?pria ignor?ncia, ao personalismo ou comodismo.

Inicialmente cabe explicar o que ? Holismo:

  • relativo ao Holismo - do grego "h?los" completo, todo; doutrina que procura globalizar todo um sistema. Facilita o desenvolvimento de uma vis?o hol?stica.

    Ampliando mais:

  • Segundo o dicion?rio Aur?lio, o termo Holismo vem do grego h?los (todo)+ismo(tend?ncia) e significa: tend?ncia que o ser humano tem de sintetizar unidades em totalidades organizadas.

    Pode-se dizer, ent?o, que o todo e as partes formam um s? conjunto, pois o todo est? presente nas partes e as partes indicam a presen?a do todo.

    Essa tend?ncia de organiza??o ? vista, tamb?m, na pr?pria forma??o do planeta que, ap?s uma experi?ncia de caos, como terremotos, tempestades etc., logo se organiza.

    J? de longa data, nas civiliza?es mais organizadas e evolu?das intelectualmente o homem tem-se feito perguntas do tipo: - Quem sou? De onde vim? Por que estou aqui? Para onde vou?

    Os mais estudiosos nos oferecem doutrinas, respostas filos?ficas, teses, opini?es, desde as mais simpl?rias at? outras mais complexas.

    Vamos encontrar tamb?m, nas chamadas civiliza?es mais primitivas, as mesmas perguntas sendo feitas e, por incr?vel que pare?a, muitas respostas tamb?m nos s?o oferecidas. Como na linguagem destas comunidades uma ferramenta ? muito comum, a met?fora, fica-nos f?cil encontrar respostas que, muitas vezes, nos oferecem material bem mais consistente que o das civiliza?es mais intelectualizadas.

    Pelo fato de trabalharem muito no campo da observa??o da natureza em que convivem e com a qual est?o integrados, seja pela necessidade de sobreviv?ncia, seja pelo ecossistema que habitam, acompanham os ciclos de interliga??o mais simples , desde a cadeia alimentar, o movimento dos astros, o nascer e o p?r do sol, as esta?es se alternando e sua influ?ncia no meio ambiente e, por n?o terem as distra?es e necessidades do mundo moderno, vivem das distra?es e do material que est? ao vivo e em cores em torno deles: a natureza!

    Assim, os membros destas comunidades, desde as crian?as at? os mais velhos, passando pela experi?ncia dos xam?s ou curandeiros, explicam-nos de maneira singela a liga??o de cada um deles com os seres que os cercam no ambiente, no ecossistema que habitam.

    Falam da liga??o com as ?guas do rio, com as fontes, com as ?rvores que produzem frutos, as que produzem casca ou madeira para suas canoas, as plantas medicinais ou de magia, os rituais de nascimento de um novo membro da aldeia, de passagem de idade, de cura/tratamento, de morte... Falam do porqu? da festa da colheita e da temporada de ca?as, das disputas e jogos tribais; enfim, mostram que cada um destes acontecimentos est?o ligados com o mundo a sua volta. H? uma raz?o de ser, de existir e todos dela participam.

    Podemos dizer: est?o integrados, est?o interligados!
    Um exemplo claro ? a Carta do Chefe Ind?gena Seattle (Leia a carta) (1854) como resposta ao Presidente dos EUA, F. Pierce, que tentava comprar as suas terras. Vale a pena ler e refletir.

    No mundo de hoje, ap?s s?culos e mil?nios de vida agr?ria, o ser humano est? em uma mudan?a fren?tica para as grandes cidades, quebrando e modificando o seu "modus vivendi". Os valores de ontem j? s?o considerados ultrapassados, mesmo sem serem aprendidos nem vividos. Numa busca constante pela modernidade da eletr?nica, pelo conforto com o m?nimo esfor?o, ele n?o tem ra?zes ou identidade definidas vez que perdeu as conex?es antigas e ainda n?o criou novas com firmeza...

    Vemos e acompanhamos, portanto, a realidade de um novo paradigma (clique aqui). Um novo modelo est? sendo criado pelas realidades do modo de vida das ?ltimas d?cadas.

    J? que as mudan?as acontecem a cada dia, a cada instante e a velocidade delas aumenta na propor??o direta do conhecimento, n?o podemos mais apenas acompanh?-las. Precisamos e devemos atualizar-nos!

    Os indianos falam-nos h? mil?nios da "dan?a de Shiva" (clique aqui) que, enquanto se dan?a, movimenta-se o universo, demonstrando a interliga??o de tudo com todos, de cada um com o todo. Explica??o paralela, a f?sica qu?ntica nos oferece hoje afirmando que, em linguagem real, "o farfalhar das asas de uma borboleta na floresta amaz?nica pode desencadear uma tempestade de neve no Alaska".

    Interligados uns aos outros
    Cada dia tomamos mais conhecimento desta realidade: somos e estamos interligados uns aos outros. Os ?tomos, que formam minhas partes hoje, estiveram ontem em corpos de outros seres e, com certeza, amanh? estar?o em outras criaturas.

    - Geneticamente n?o somos formados apenas pelas realidades do espermatoz?ide e ?vulo de nossos pais. Somos muito mais.

    - Somos herdeiros do universo. Os materiais que formam nosso corpo fisiops?quico s?o os mesmos que formam as estrelas, as gal?xias, o todo.

    - Somos cidad?os do Universo! Herdeiros do infinito, do absoluto!

    Parece loucura! Mas ? apenas a ponta do icebergue ou parte dela, pois, com toda tecnologia e conhecimento do dia de hoje, podemos no m?ximo repetir a frase de Pit?goras: "Sou o s?bio mais s?bio de Atenas porque em verdade sei que nada sei!"

    Como dissemos no in?cio, podemos acomodar-nos na ignor?ncia, no comodismo, ficar satisfeitos com o que j? sabemos, ou podemos arrega?ar as mangas e seguir adiante, perguntando sempre, anotando, observando, juntando as pe?as deste quebra-cabe?a chamado vida. E, mais ainda, compartilhar com as pessoas do nosso conv?vio o resultado dessas observa?es.

    Em nossas atividades profissionais, sejam a pessoas ou empresas, apresentamos sempre uma vis?o libertadora:

  • h? uma necessidade de cada um viver e conviver de maneira ecol?gica!
  • a ecologia integral procura adaptar o ser humano a esta vis?o global e hol?stica!
  • viver em paz consigo mesmo, com o meio ambiente e com cada criatura!

    Acordemos para o fato de que o Holismo n?o significa a energia da soma das partes, mas a sinergia gerada com a capta??o da totalidade org?nica, una e diversa em suas partes, mas sempre articuladas entre si dentro da totalidade e constituindo esta totalidade. Somos os construtores da nova era, a "New Age"! Influenciamos e somos influenciados!

    Somos os representantes, sustentadores, os fomentadores de tudo que pensamos e fazemos. Podemos fazer guerra ou paz, ?dio ou amor. Cada um tome a sua decis?o, siga os trilhos dela e colha os resultados. Voc? que, pacientemente abriu espa?o em seu tempo para ler at? aqui, ? nosso convidado a, mensalmente, voltarmos a esses assuntos a respeito de "Ser Hol?stico".

    Ficamos ? disposi??o para compartilharmos neste espa?o temas de nossa ?rea, onde haja possibilidade de sermos ?teis. Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor, advogado
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com