Segunda-feira, 08 de setembro de 2008 atualizada às 18h00

Aeroporto da Serrinha vai ser vistoriado pela Anac ainda esta semana. Relatório pode apontar a necessidade de o local cair de categoria



Priscila Magalhães
Repórter

Segundo a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), técnicos regionais da agência reguladora vêm, ainda esta semana, a Juiz de Fora, especialmente para inspecionar o aeroporto da Serrinha, único em funcionamento na cidade.

O objetivo é fazer um levantamento das condições do local e dos serviços oferecidos aos clientes. Cada uma das facilidades oferecidas vale ponto e, para se manter na categoria dois, que ocupa atualmente, o aeroporto deve ter uma pontuação entre 70 e 139.

Ainda segundo a assessoria, uma das primeiras constatações foi a falta de ambulância, que era disponibilizada e, atualmente, não é mais. Este é um dos serviços que mais vale ponto. Entre as outras facilidades que somam pontos estão bares, lanchonetes, berçário, check-in automatizado, banca de jornal, atendimento médico, atendimento contra incêndio, entre outros.

Um relatório vai ser entregue à administração do aeroporto e outro à Anac. Se for constatado que os serviços oferecidos não são suficientes para que o Aeroporto da Serrinha continue na categoria dois, ele vai cair, a não ser que haja melhorias. Na categoria três estão aeroportos que somam entre 30 e 69 pontos, e na quatro locais que somam até 29. Na primeira, há somente 16 aeroportos em todo o país, sendo, um deles, o de Confins, nas proximidades de Belo Horizonte. Eles somam pontos acima de 140.

A assessoria da Anac explica que os aeroportos não devem oferecer serviços específicos para se encaixarem em determinada categoria. É tudo uma somatória de pontos. Se o aeroporto da Serrinha for rebaixado, suas taxas de embarque vão diminuir, já que as facilidades e o conforto oferecidos aos passageiros também caíram. O valor das taxas é definido pela categoria que cada aeroporto ocupa.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.