Montanhas e Fé é opção de turismo religioso Histórias e milagres dos padres Antônio Ribeiro Pinto e Francisco Ermelindo Ribeiro guiam o roteiro de fé que reúne 12 cidades da Zona da Mata

Clecius Campos
Repórter
20/6/2009

Doze municípios da Zona da Mata Mineira têm a missão de organizar e proporcionar a seus visitantes o primeiro circuito turístico de Minas Gerais com vocação para o turismo religioso: o Montanhas e Fé. Baseado na história de dois padres que atuaram na região, Antônio Ribeiro Pinto e Francisco Ermelindo Ribeiro, as principais paradas do roteiro deverão ser as cidades de Urucânia e São José do Goiabal, onde a fama de milagrosos foi atribuída aos religiosos, na última década.

De acordo com o gestor do Circuito Turístico Montanhas e Fé, Marcílio Medeiros, para criar um roteiro que tenha como principal atrativo a religiosidade será utilizada a cultura católica das cidades, que contam com importantes festas religiosas. "Em nenhuma outra região de Minas Gerais o turista vai encontrar municípios onde os eventos atraem cerca de sete vezes mais visitantes que o número de moradores. Isso acontece em Urucânia, por exemplo, uma cidade com oito mil habitantes, que reúne 60 mil pessoas na Festa da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças."

Embora o roteiro ainda não esteja organizado, as festas e jubileus já acontecem nas cidades da região há décadas. Ao longo do ano, são pelo menos 13 grandes celebrações católicas em cidades do circuito (ver quadro). As principais delas são a Festa da Medalha Milagrosa, em Urucânia, o Jubileu do Senhor Bom Jesus, em Grota, Jequeri e São José do Goiabal, conhecido como a Festa dos Romeiros do Padre Ermelindo. A presença e influência dos padres Antônio Ribeiro e Ermelindo são causas do sucesso das festas.

Padre Antônio Ribeiro e a Medalha Milagrosa

De acordo com Medeiros, a história dos milagres de padre Antônio Ribeiro passa por pelo menos três cidades do circuito. O religioso iniciou sua carreira na cidade de Santo Antônio do Grama, em 1921, onde foi pároco durante 26 anos. Sob sua liderança, foi fundado o Jubileu do Senhor Bom Jesus, a principal festa religiosa do município.

Por questões políticas, padre Antônio foi forçado a deixar o comando da paróquia de Santo Antônio do Grama e retirou-se para Urucânia, em 1947, onde começou a se dedicar à benção e distribuição da Medalha de Nossa Senhora das Graças. "Durante esse período pós-guerra, a população estava aflita por apoio espiritual e buscava no padre o amparo de que precisava."

Foto do Museu Padre Antônio Ribeiro Pinto Foto da Casa dos Milagres

Segundo Medeiros, a notícia de que as medalhas operavam milagres de cura logo se espalhou, atraindo pessoas de todo o Brasil e exterior. "Os relatos, documentos e reportagens sobre os feitos do padre em Urucânia alcançaram tantas pessoas que a cidade não comportava mais a quantidade de fiéis." Foi preciso então que o padre passasse realizar seus sermões e atendimentos na cidade de Rio Casca, a maior do entorno, com pouco mais de 15 mil habitantes.

O movimento diminuiu após a morte de padre Antônio, em 1963, mas ainda hoje a busca pelas medalhas milagrosas é constante em Urucânia. "Talvez esse seja o motivo do grande número de pessoas na festa." O Museu Padre Antônio Ribeiro Pinto e a Casa dos Milagres, em Urucânia, têm registros dos feitos do pároco.

O túmulo de padre Ermelindo

Nascido na cidade de Jequeri, em 1893, padre Ermelindo chegou a ser nomeado o primeiro prefeito daquele município, em 1931, devido a sua influência política. Em 1959, chegou à cidade de São José do Goiabal onde seus feitos religiosos ganham projeção, com a elevação à categoria de paróquia e a criação do Jubileu do Bom Jesus na cidade.

Padre Ermelindo faleceu em setembro de 1962 e foi enterrado no cemitério da cidade. Quase oito anos após sua morte, aconteceria seu primeiro milagre. Enquanto uma senhora fazia uma novena diante do túmulo do religioso, percebeu que um líquido escorria pela junta dos blocos de mármore e descia até a terra. Assustada, a mulher deixou o cemitério e contou o fato a uma amiga, que voltou ao local e recolheu uma porção do fluido num recipiente de vidro.

Túmulo do Padre Ermelindo Foto da Capelo dos Milagres

Após passar parte do líquido em suas pernas, para curar uma dor, a fiel guardou o vidro numa gaveta. A dor foi aliviada e ao pegá-lo novamente, percebeu que havia nele a mesma quantidade de fluido que havia retirado no cemitério. "A água se completava sozinha, de forma milagrosa, e nunca ultrapassava a marca da primeira coleta", informa Medeiros.

A partir daí, a fama do túmulo milagroso de padre Ermelindo atraiu milhares de fiéis ao município. O jubileu fundado pelo padre hoje é conhecido como Festa dos Romeiros do Padre Ermelindo, na qual se conta todo tipo de benção alcançada.

Belezas naturais nas montanhas do circuito

O circuito, que acaba de ser certificado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), é formado ainda pelas cidades de Abre Campo, Jequeri, Piedade de Ponte Nova, Raul Soares, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sericita e Vermelho Novo. O relevo em torno de todos os municípios do circuito é marcado por paredões de rochas e montanhas que ajudaram a dar o nome ao roteiro.

A região está situada entre as serras do Caparaó, Espinhaço e Brigadeiro. "Picos e pontos rochosos da região são conhecidos por serem apropriados a prática do vôo livre. As cidades de Santo Antônio do Grama e Raul Soares têm o costume de receber encontros de paraquedistas. Na última, o Pico do Boachá está entre as melhores rampas naturais para o esporte em Minas." Ainda em Raul Soares, a exuberância do Paraíso das Garças, onde as aves fazem seus repousos diários, encanta os turistas.

Foto de voo livre em Santo Antônio do Grama Foto de voo livre em Raul Soares

Os mirantes em alto de morros proporcionam vistas únicas do relevo da região. Em Jequeri, o acesso ao Mirante do Cerca-lá pode ser feito quase todo de carro. Uma caminhada de duas horas por trilha de um quilômetro e meio de extensão é um atrativo a mais para os aventureiros.

As matas planas em Sem Peixe são ideais para acampamentos e caminhadas. O relevo do local forma trilhas ecológicas, nas quais não é difícil encontrar cachoeiras, já que a cidade é margeada pelo Rio Doce, em grande extensão. Lagoas na zona rural de São Pedro dos Ferros são a característica peculiar do município. Encontros de jipeiros e campeonatos de corrida off road são realizados anualmente em Piedade de Ponte Nova, onde o relevo local permite a prática do esporte.

Foto do Mirante do Cerca-lá Foto de trilha ecológica em Sem Peixe
Principais festas religiosas do Circuito Turístico Montanhas e Fé
DataFesta Cidade
 
Janeiro  
20/1 Festa do Padroeiro São Sebastião Sem Peixe
20/1 Festa do Padroeiro São Sebastião Raul Soares
Maio  
-- Festividades do Mês de Maria Rio Casca
Junho  
13/6 Festa do Padroeiro Santo Antônio Santo Antônio do Grama
29/6 Festa do Padroeiro São Pedro São Pedro dos Ferros
Julho  
26/7 Festa de Santana Jequeri
26/7 Festa de Santana Abre Campo
Setembro  
7/9 a 14/9 Jubileu do Senhor Bom Jesus
(Festa dos Romeiros do Padre Ermelindo)
São José do Goiabal
7/9 a 14/9 Jubileu do Senhor Bom Jesus Grota – Jequeri
15/9 Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade Piedade de Ponte Nova
Outubro  
9/10 a 12/10 Festa da Padroeira N.S. do Bom Sucesso Urucânia
22/10 Festa do Divino Jequeri
Último domingo Festa de N. Sra do Rosário Sem-Peixe
Novembro  
17/10 a 27/10 Festa da Medalha Milagrosa Urucânia

Os textos são revisados por Madalena Fernandes