Quinta-feira, 27 de novembro de 2008 atualizada às 12 h

Novo modelo de passaporte começa a ser emitido em Juiz de Fora



Daniele Gruppi
Repórter

Juiz de Fora passa a emitir o novo modelo de passaporte a partir desta sexta-feira, dia 28 de novembro. Antes, só as capitais brasileiras faziam a emissão. O novo passaporte conta com mais ítens de segurança, dotando o documento de mais credibilidade. O atual passaporte poderá ser utilizado até a data de validade.

Segundo a Polícia Federal, a mudança é necessária para adequar as exigências internacionais, além de modernizar todo o sistema de controle do tráfego internacional no país.

O novo documento é azul, enquanto o atual é verde. A cor foi padronizada entre os países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e deve conter estampado na capa a palavra "Mercosul". São 16 novos códigos de segurança, como fundo com impressão invisível, papel com fio de segurança e um modo de costura que impede seu desmonte.

Quem quiser obter o passaporte, a partir da próxima semana, deve acessar o site da Polícia Federal, preencher a guia de pagamento e agendar uma visita à polícia. Na sede, é feita a coleta da impressão, a assinatura e a foto. Tudo em formato digital. A confecção dos passaportes será feita pela casa da moeda e pode demorar em torno de uma semana. O prazo de validade é de cinco anos, como o atual.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...