Grupo de turistas juizforanos suspende viagem para Machu Picchu

Por

Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010, atualizada às 19h09

Grupo de turistas juizforanos suspende viagem para Machu Picchu

Clecius Campos
Repórter

Um grupo de 13 turistas juizforanos que iria viajar para Machu Picchu no próximo dia 13 de fevereiro resolveu suspender o passeio até a cidade peruana, após os desastres causados pelas fortes chuvas que atingiram o município vizinho de Aguas Calientes.

De acordo com a administradora, Patrícia Faria, a suspensão é a alternativa mais viável diante do acontecimento. "A organizadora da excursão buscou notícias junto a agências de viagem do Peru para saber como estão as entradas da cidade e o tempo. A previsão é de chuva para os próximos dez dias. Ainda não sabemos se vamos partir na Semana Santa ou no começo de julho, mas o adiamento é certo."

Segundo Patrícia, três dos turistas já cancelaram a viagem e disseram que não farão o passeio em hipótese alguma. O receio de desistir é ter que pagar encargos mais significativos do que as multas referentes ao adiamento. A professora Michelle Zimbrão, que também participaria da viagem, afirma que ainda não tem ideia da perda, mas crê que não terá problemas com a hospedagem e o pagamento do curso de espanhol, que seria feito por todo o grupo. "Os custos mais altos devem ser referentes ao adiamento das passagens. A organizadora da excursão tenta resolver tudo de forma que o prejuízo seja mínimo. Não podemos ir a um local onde há notícias de que falta até água e comida."

De acordo com o assessor jurídico do Procon, Eduardo Floriano, as multas só poderão ser retiradas caso o governo peruano decrete ou solicite que a população não viaje para lá. "Se for decretado estado de emergência ou de calamidade pública, ou apontar que o local é inapto para receber turistas, devido ao risco de desabamento ou à saúde pública, o consumidor tem o resguardo."

Conforme o Diário Oficial do governo peruano, uma operação resgatou cerca de 600 turistas que estavam ilhados nas trilhas de Machu Picchu, na última quarta-feira, 27 de janeiro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes