Ceratocone

Por


Fique de olho no ceratocone!
Saiba tudo sobre esta doen?a que "ficou famosa" com o big brother Jean Massumi e pode causar s?rios problemas de vista

Deborah Moratori
29/08/03

Vis?o emba?ada... Dificuldade para enxergar... O grau dos ?culos est? sempre aumentando... Muitas pessoas que t?m problemas de vis?o como a miopia e o astigmatismo em graus altos podem, na verdade, estar com uma doen?a chamada ceratocone.

"O ceratocone ? uma doen?a que provoca a altera??o da curvatura da c?rnea que tem o formato de uma meia esfera. Com o desenvolvimento da doen?a, os meridianos da c?rnea ficam maiores formando um cone", explica a oftalmologista, Cristina Guerra.

Segundo a m?dica, esse problema resulta num astigmatismo muito alto, fazendo com que a pessoa passe a enxergar mal. Esta doen?a pode afetar severamente a vis?o, dificultando, inclusive, tarefas simples como dirigir, assistir ? TV ou ler um livro. Mas muitas pessoas n?o percebem que tem ceratocone porque a doen?a come?a como um problema de vis?o comum, como uma miopia ou um astigmatismo.

A diferen?a ? que, com o ceratocone, o grau evolui rapidamente o que obriga o paciente a estar sempre trocando de ?culos que podem ajudar no primeiro momento. "Na fase inicial, quando o paciente come?a a ficar com a vis?o emba?ada, os ?culos corrigem este grau pequeno, mas com a evolu??o da doen?a o ceratocone passa a ser tratado com lentes de contato r?gidas que tamb?m funcionam no sentido de estar pressionando a c?rnea. Quando o problema est? muito avan?ado, a cirurgia ? a melhor solu??o", diz Cristina.

Em fam?lia
Nenhuma teoria explica completamente o porqu? da manifesta??o do ceratocone. No entanto, j? ? bem conhecida a associa??o com doen?as heredit?rias. A estudante Amanda Dias Nascimento ? um exemplo claro dessa ocorr?ncia familiar do ceratocone. Embora os pais e av?s n?o tenham o problema, ela, a irm?, uma tia e um primo desenvolveram o ceratocone.

Aos 15 anos, a vista direita da estudante tem dez graus de miopia. O ceratocone tamb?m se manifestou no olho esquerdo, mas com um grau menor. J? tendo usados ?culos na fase inicial da doen?a, hoje o problema de Amanda exige as lentes de contato r?gidas. "S? que eu n?o estou conseguindo me adaptar. Quanto maior o grau, menor a lente e mais inc?modo e irrita??o ela provoca. Ela aperta, o olho arde, co?a e incha. O pior ? que s? em dois anos o grau aumentou de seis para dez. E eu n?o consigo enxergar sem a lente", lamenta.

Saiba mais sobre o ceratocone

Na tela da TV
O conhecimento pela maioria das pessoas por esta doen?a veio ? tona depois que, Jean Massumi, um dos participantes da terceira edi??o do programa Big Brother Brasil, declarou publicamente que tinha ceratocone. Em entrevista ? ACESSA.com, Jean contou que descobriu o problema por volta dos 15, 16 anos e que, ao contr?rio de Amanda, n?o possui ningu?m na fam?lia com o problema.

"Quando eu era mais novo, eu j? usava ?culos. A partir de uma certa idade, eu comecei a trocar os ?culos com muita freq??ncia. Eu ia ao oftalmologista e, dois, tr?s meses depois, tinha que voltar porque o grau j? n?o era mais suficiente. Depois que descobriram o problema, eu passei a usar as lentes de contato r?gidas, mas naquela ?poca n?o existia ainda um tratamento moderno. Cheguei a perguntar para o m?dico se eu ia ficar cego e ele me respondeu que n?o, mas que a minha capacidade de enxergar ia diminuir bastante".

Com a desist?ncia das lentes, "elas pareciam um caco de vidro dentro do olho e, depois de um tempo, elas n?o encaixavam direito e viviam saindo no lugar e caindo", lembra, o massoterapeuta abandonou o tratamento. Em maio deste ano, quando o olho direito estava com apenas 20% da capacidade de enxergar, Jean foi submetido a uma cirurgia para corrigir o problema.

Clique na imagem para ver as fotos ampliadas

"A cirurgia ? t?cnica mais moderna que existe para revers?o do ceratocone. Antigamente, a ?ltima solu??o era o transplante de c?rnea", ressalta Cristina Guerra.

Jean foi operado em Belo Horizonte pelo criador da t?cnica da cirurgia para o tratamento da doen?a, o oftalmologista brasileiro Paulo Ferrara. A t?cnica batizada de Anel de Ferrara consiste na implanta??o de dois microan?is de acr?lico, que pressionam a c?rnea fazendo com que ela volte ? posi??o normal - o ceratocone deixa a c?rnea pontiaguda, parecida com um cone.

Simples e eficiente
A t?cnica vem sendo difundida desde 1996. "A cirurgia ? feita com o uso de um col?rio anest?sico, dura de cinco a dez minutos e ? realizada em cl?nicas especializadas", explica o criador da t?cnica, o oftalmologista Paulo Ferrara.

Segundo o m?dico, a cirurgia apresenta bons resultados e, se realizada em fase inicial do ceratocone, pode fazer com que o paciente recupere 100% da vis?o. "Na maioria dos casos, a implanta??o do anel diminui bastante o ceratocone e, em alguns, ele desaparece. De qualquer maneira, a cirurgia retarda a evolu??o da doen?a", diz.

A recupera??o tamb?m ? bastante tranq?ila, de acordo com Jean, que contou com a corujice e os mimos da m?e Ermelinda Gotardo Hara ap?s ter se submetido ? cirurgia. "Nas primeiras 10, 12 horas ap?s a cirurgia, tinha que pingar o col?rio de 15 em 15 minutos. A assepsia tamb?m era muito importante. E para dormir, ele usava um tamp?o. E em um m?s ele j? tinha se recuperado totalmente", lembra a m?e.

Tr?s meses ap?s a realiza??o da cirurgia, o massoterapeuta comemora os resultados e j? pensa em operar o olho esquerdo. "Eu recuperei 40% da capacidade de vis?o, com a vantagem de o grau estar estabilizado. Estou enxergando tr?s vezes mais depois da cirurgia. E isso ? simplesmente maravilhoso. A gente s? percebe o que estava perdendo, depois que recupera".

Em Juiz de Fora, a cirurgia ? realizada no Hospital Nove de Julho. A opera??o custa R$ 4 mil, s? o pre?o do anel ? de R$ 1.030, valor pago ? vista. O restante pode ser dividido em at? nove vezes.