• Assinantes
  • Autenticação
  • Turismo

    Transformações arquitetônicas em colégio de JF
    Para se adequar aos novos tempos, tradicional escola da cidade passa por reformas e dá uma nova cara ao centro da cidade


    Marinella Souza
    *Colaboração
    14/10/2008

    O portal ACESSA.com está iniciando uma série em homenagem às escolas tradicionais de Juiz de Fora. Embora não sejam propriamente pontos turísticos, visto que não estão abertos à visitação pública, essas escolas são importantes na história da cidade e apresentam ricos conjuntos arquitetônicos com características peculiares, que merecem destaque.

    Para inaugurar essa série, vamos falar do Colégio dos Jesuítas, que vem se destacando ao longo dos anos pelas inúmeras transformações arquitetônicas que passou.

    Fundado em 1956 com o nome de Colégio Imaculada Conceição, na Chácara das Palmeiras, que ficava na Avenida Rio Branco, 2954, a escola passou por sua primeira transformação em 1958, quando foi feita uma construção provisória para abrigar os alunos.

    No ano seguinte, foi aprovado o projeto arquitetônico do novo colégio. O engenheiro Jarbas de Souza e o arquiteto Armando Favato iniciaram a construção do edifício próximo à Avenida Independência, local onde está situado até os dias de hoje. Projeto muito caro, foi construído aos poucos e com modificações no original.

    Uma curiosidade interessante, em relação a esse projeto, é que o traçado da escola forma a letra "F", maneira que o arquiteto responsável encontrou para assinar a obra e, ao mesmo tempo, eternizar o seu sobrenome.

    Foto da fachada 
do Colégio Imaculada Conceição Foto dos pilares que 
sustentam o prédio Foto aérea do
 traçado do prédio, formando a letra F

    O prédio é sustentado por pilares, cujo formato foi incorporado ao escudo da escola, décadas depois. Esses pilares estão presentes em pontos estratégicos do prédio e mesmo com todas as reformas, não perdem a característica original. E um aspecto interessante é a cruz suspensa, que não se fixa em ponto nenhum e fica no centro das rampas que dão acesso às salas de aula.

    Foto da cruz suspensa Foto distanciada da cruz 
suspensa Foto de detalhe da cruz 
suspensa

    Entre as décadas de 1980 e 1990 foram feitas modernizações nas instalações físicas, buscando adaptá-las às novas exigências que caracterizaram a sociedade no final do século XX. Uma das reformas mais marcantes dessa fase foi a reforma da capela.

    Foto da lateral da capela Foto do interior da capela Foto de detalhes dos vitrais
 da capela

    Antes escondida em uma pequena sala no interior da escola, agora ela fica na parte externa da escola, conservando seu caráter intimista. Os vitrais são o destaque desse prédio e, segundo a assessoria de imprensa da escola, essa é a marca da própria Companhia de Jesus. Eles estão presentes também nas capelas de cada prédio.

    Já no século XXI, a escola passou pela maior reforma de sua história. Foi nesse momento em que se mudou a configuração da antiga escola. O empoeirado campão onde os meninos jogavam futebol na hora do recreio, foi transformado em uma área de convivência, mais organizada e saudável e um ginásio poliesportivo com piscina e quadra coberta.

    Foto da área de convivência Foto da área de convivência Foto da área de convivência

    Mas os meninos não ficaram sem opção. Na parte de cima da escola, onde existia um espaço mal aproveitado que ficava abandonado, foram construídas mais quadras (coberta e descoberta) e um campo de futebol, com capacidade para vários jogos simultâneos.

    Foto de quadra descoberta Foto de campo de futebol Foto de quadra coberta

    Todos os prédios seguem a mesma linha arquitetônica, mas cada um adequado ao tipo de atividade que oferece. O que mais chama atenção nessa arquitetura é que no centro da cidade, situado em uma das avenidas mais movimentadas, com design repaginado e bastante arrojado, a escola ainda preserva 40 mil metros quadrados de Mata Atlântica, muito bem explorados nas aulas de ciências e biologia.

    Foto de plantas verdes com flores amarelas Foto de um caminho com muito verde Foto de uma árvore

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.