Itaoca é um recanto tranquilo e encantadorO casal Gabriel Mateus da Silva e Andressa Sirino Mateus da Silva escolheram o distrito de Itapemirim, no Espírito Santo, para passar a lua de mel

Daniele Gruppi
Subeditora
26/3/2010

Trânsito, poluição, violência e correria do dia a dia. Chega uma hora em que é preciso parar para descansar. Quando este momento se aproxima, o ideal é viajar para um lugar tranquilo e aliviar a tensão. Uma opção é Itaoca, distrito de Itapemirim, no Espírito Santo.

Itaoca possui aproximadamente seis mil habitantes e encanta pela beleza das praias e pelas águas mornas e mansas. O casal Gabriel Mateus da Silva e Andressa Sirino Mateus da Silva escolheu o destino para passar a lua de mel e recomenda a visita ao local.

Eles conheceram a praia de Gamboa. "É cercada de pedras e não forma ondas, é como uma piscina. O lugar é propício para um passeio em família", afirma Gabriel. Esta praia fica em frente à Ilha dos Franceses, que pode ser visitada através de um passeio de escuna. Para quem gosta de mergulhar, vale incluir no roteiro um dia na ilha, considerada um paraíso natural.

Itaoca oferece também uma alternativa de passeio de ecoturismo. Trata-se do Monte Aghá. "A pedra é o símbolo de Itaoca", diz Gabriel. O monte de 300 metros de altura, fica a cem metros da praia do Martinho. "O cenário compõe a praia de Piúma. O monte fica a 800 metros da cidade. Para conhecer, é preciso ter um guia. É legal também quando se está com uma turma."

Outro ponto turístico é a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, mas esta fica um pouco distante de Itaoca. Está localizada no pontal da Barra de Itapemirim, antes da ponte que liga Marataízes a Itaoca. Inaugurada em 1847, permanece conservada até os dias de hoje. Diz a lenda que quem entra numa igreja pela primeira vez sempre deve fazer um pedido. Segundo a tradição da região, no primeiro domingo de fevereiro, os pescadores da região realizam uma procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.

praia Itaoca praia Itaoca

Para Andressa, o que chama atenção no distrito de Itapemirim é o jeito simples do povo. "Os moradores são acolhedores. A maioria da população anda de bicicletas o tempo todo, quase não se veem carros."

Gabriel observa que o turismo ainda não é muito explorado. "Poucas pessoas conhecem o local." Apesar de ainda não receber muitos turistas, Itaoca tem boa infraestrutura, conta com supermercados, farmácia, pousadas, restaurantes, bares, quiosque e bom atendimento médico. Andressa comenta que no Carnaval muitos visitantes curtem a folia, atraídos pelos trios elétricos na orla da praia. "O Carnaval é a principal festa do ano."

A cidade vive da pesca e do artesanato. Há peças feitas com sementes de bucha vegetal, com fibra de coco, papel machê e ainda com conchas. "No Centro, só se veem lojas de artesanatos", comenta Andressa. Já que a pesca é um das atividades econômicas que movimentam o lugarejo, a gastronomia  não poderia ser diferente, senão à base de peixe. A recomendação é provar uma moqueca de dourado, peroá no azeite e atum ao molho de alcaparras.

Para quem animou e pretende conhecer Itaoca, a dica de Andressa é não esquecer o filtro solar e roupas bem frescas. "Faz muito calor. No verão, os termômetros registram mais de 45ºC."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes