Comida de Hospital
Nutricionistas tentam mudar a vis?o de que comida de hospital ? ruim. Por incr?vel que pare?a, hoje em dia, no card?pio tamb?m tem lasanha, strogonoff, tabule, salpic?o, pernil, nhoque, maionese...


Djenane Pimentel
17/11/2004

O nutricionista Arnaldo Pinheiro fala sobre a alimenta??o equilibrada do Hospital e o que faz a diferen?a no sabor final da refei??o

Veja!

Foto ilustrativa Por que ningu?m gosta de comida de hospital?

Por raz?es m?dicas, a comida feita em um hospital precisa ter pouco sal e, conseq?entemente, fica diferente do gosto que a gente est? acostumado. Mas, os profissionais de Nutri??o t?m investido bastante para mudar o velho conceito e provar que esta comida pode ser t?o boa quanto a da nossa casa.

Segundo o nutricionista, Arnaldo Pinheiro, da Santa Casa de Miseric?rdia, muitas vezes, a causa de n?o se gostar da comida do hospital est? ligada ao estado psicol?gico, tanto do paciente quanto do acompanhante. "O grande prazer do ser humano ? comer, e estar internado em um hospital ? um peso muito grande", diz.

Dayse Siqueira e
Arnaldo Pinheiro Dayse Siqueira, tamb?m nutricionista da Santa Casa, afirma que o grande desafio destes profissionais ? justamente o de melhorar a qualidade da comida oferecida aos pacientes. Para isso, eles trabalham criando sempre novas receitas e buscando trazer pratos mais elaborados, de casa para o hospital.

"A nossa preocupa??o ? agradar, sempre. Se n?o podemos usar o sal, usamos ent?o as ervas (or?gano, manjeric?o, cheiro-verde), alho, lim?o, cebola, que v?o trazer mais sabor ao prato, sem fazer mal nenhum. Hoje, em alguns hospitais (incluindo a Santa Casa) j? ? at? poss?vel escolher o que se quer comer", informa a nutricionista.

? l?gico que isso n?o ? uma regra geral, sen?o o trabalho ficaria imposs?vel, visto a quantidade de pratos por dia. Mas, caso o paciente n?o goste, definitivamente, de um certo tipo de comida, basta informar suas prefer?ncias no servi?o de nutri??o do Hospital.

Incrementando o Domingo
Se nos fins de semana, a mam?e sempre d? uma caprichada no almo?o, porque n?o fazer o mesmo no hospital?

De acordo com a nutricionista, Maria Am?lia Ribeiro Elias, do Hospital Albert Sabin, o card?pio recebe uma caprichada sim, especialmente aos domingos. "Assim como ? h?bito do brasileiro comer melhor aos domingos, o Hospital tamb?m aprimora o card?pio para os pacientes. Oferecemos (n?o tudo de uma vez, claro) lasanha, strogonoff, tabule, salpic?o, pernil, nhoque, maionese, carne assada ao molho madeira, entre outras coisas, assim como qualquer restaurante", informa.

Foto ilustrativa Segundo Maria Am?lia, existe uma diferencia??o de pratos, de acordo com o tipo de paciente, mas, em geral, o card?pio serve para todos os funcion?rios, incluindo m?dicos, al?m dos pacientes com dieta livre. "Tentamos variar o card?pio ao m?ximo, com novos pratos todos os dias, para que o paciente n?o enjoe da comida", diz.

Na Santa Casa, Dayse ressalta ainda que, em meses de festas, como junho e julho (Festas Juninas), os pacientes tamb?m podem apreciar as comidas t?picas da ?poca, como canjiquinha salgada e doce; no ver?o, as frutas da esta??o prevalecem, e assim vai, durante todo o ano.

Card?pios
Foto ACESSA.com Basicamente, o card?pio do dia-a-dia em um hospital gira em torno de arroz, feij?o, salada (legumes crus, cozidos e verduras) e carne (frango, peixe e carne vermelha). Sem muito ?leo e fritura.

Dayse esclarece que existem praticamente duas cozinhas dentro de um hospital (mas que funcionam em conjunto, no mesmo local): a que prepara a refei??o dos que t?m dieta livre - pacientes, acompanhantes e funcion?rios -, e a que prepara o card?pio dos doentes com dieta restrita. "Na Santa Casa, 25% das refei?es di?rias s?o de dieta restrita", informa a nutricionista.

Entre estes pacientes est?o os diab?ticos, hipertensos, com insufici?ncia renal, dificuldades de mastiga??o e degluti??o, problemas digestivos em geral, problemas cardio-vasculares... Dentro desta lista, existem ainda diferentes varia?es de card?pio, que s?o realizados todos os dias, em um trabalho incessante.

Na cozinha
Foto ACESSA.com A equipe do Portal ACESSA.com esteve na cozinha da Santa Casa e acompanhou de perto a movimenta??o do Servi?o de Nutri??o e Diet?tica (SND), do Hospital.
S?o 86 funcion?rios trabalhando a todo vapor, literalmente, para oferecer aproximadamente 1.200 refei?es di?rias para funcion?rios, m?dicos, pacientes e acompanhantes. O setor tamb?m prepara uma m?dia de 560 caf?s-da-manh? e 200 litros de mamadeiras por dia.

Foto Ilustrativa O trabalho ? complexo, pois envolve a prepa??o de in?meras dietas e o p?blico que vai receber a alimenta??o est?, geralmente, chateado, estressado ou doente, o que aumenta o desafio de trazer satisfa??o.

E os cuidados n?o se limitam apenas ? prepara??o da refei??o. Nesse ambiente, a apresenta??o do prato ? t?o ou mais importante que em restaurantes, pois o uso da cor e uma bonita disposi??o dos alimentos podem despertar o apetite (ou n?o) em pacientes que precisam de uma nutri??o refor?ada.


Tipos de Dietas:


  • Hipos?dica: Restri??o de sal e alimentos salgados, como presunto, salsicha, bacalhau, salame, caldo Knorr, etc. Indicada para hipertensos.

  • Diabetes: Evita o a?car e tamb?m o sal - aliada ? dieta Hipos?dica, pois a maioria dos pacientes diab?ticos tamb?m apresenta problemas cardio-vasculares.

  • Branda: Alimentos mais cozidos do que o normal, com teor m?nimo de gorduras e sem fritura. Indicada para pessoas com problemas digestivos em geral e para o p?s-operat?rio.

  • Pastosa: Alimentos em forma de papa. Esta dieta ?, muitas vezes, tamb?m associada ? Hipos?dica, pois ? indicada a pacientes com problemas cardio-vasculares, hipertensos,e com dificuldade de degluti??o (Disfagia).

  • L?quida: Sopas liquidificadas. Indicada a pacientes com dificuldades na degluti??o.

  • Insufici?ncia Renal: Dieta bastante restrita. Al?m do sal, restringe alguns alimentos tamb?m.