Priscila Nader Priscila Nader 6/11/2014

UFJF sedia Encontro Nacional de Turismo com Base Local

ufjfA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar o Encontro Nacional de Turismo de Base Local (ENTBL), evento acadêmico importante que discute o Turismo do Brasil e da América do Sul.
Em maio de 1997, aconteceu o primeiro ENTBL na Universidade de São Paulo. O evento surgiu da iniciativa de profissionais que se preocupavam com a relação do turismo e do território e da atividade turística e sua relação com a cultura. Conforme o ENTBL foi acontecendo, outros saberes foram agregados, do campo da Geografia, das Ciências Socias, da História, dentre outras áreas, o que aprofundou as discussões sobre a ligação entre o turismo, a cultura e o espaço geográfico, colaborando para que a construção da atividade turística seja mais justa, comprometida com as culturas locais, preocupando-se com a inclusão e participação de todos.

O XIII ENTBL está sendo organizado pelo Departamento de Turismo (UFJF), com 13 docentes do curso envolvidos, além do apoio de membros do Departamento de Geografia. O tema escolhido foi “Economia e Criatividade: arranjos e práticas sociais do Turismo”. A chamada “Economia Criativa” surge como uma oportunidade de resgatar o cidadão, inserindo-o socialmente e economicamente. Esta tem a capacidade de criar, reinventar, dissolver estereótipos, unir pontos desconexos e solucionar novos e antigos problemas. É um termo empregado para nomear modelos de empreendimentos, negócios, que resultam de atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capacidade intelectual de indivíduos visando a criação de emprego e renda. Por meio da valorização do simbólico, da cultura e das raízes, a economia criativa prioriza o desenvolvimento local, baseia-se nos princípios da Economia Solidária, que luta contra as desigualdades sociais e desemprego, construindo novas formas de produção e consumo.Tem fundamento nas práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, comércio justo e consumo solidário. De acordo com interesses e objetivos comuns, a união de esforços, sustentados pela prática participativa de autogestão e o caráter solidário dos empreendimentos, podemos perceber transformações em vários setores, como o socioeconômico, político, cultural e ecológico.

O tema foi escolhido com a intenção de contribuir para a formação de novas dinâmicas em torno do Turismo. Buscando a igualdade e respeitando a pluralidade cultural, no envolvimento e na crescente autonomia das comunidades ligadas ao turismo. Ainda que a atividade turística seja também uma prática econômica, não podemos restringi-la a essa dimensão. Dessa forma, o turismo será uma alternativa dos coletivos que se envolvem com ele. A intenção é criar um fórum de discussão entre pesquisadores, comunidades, agentes públicos e privados ligados ao turismo de base local, para que surjam alternativas e reflexões sobre o tema.

O evento será realizado nas dependências do Instituto de Ciências Humanas, do dia 10 a 13 de novembro. Serão realizadas conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, apresentação de trabalhos em pôsteres, minicursos, exibição de documentários e sessão de experiências. Além da programação cultural que contará com o “Fazendo a Feira”, que tem o objetivo de divulgar e vender produtos e serviços associados ao turismo de base local, promovendo encontros, conversas e trocas de experiências entre estudantes, profissionais, pesquisadores, membros das comunidades e expositores.

O “Mercado de Troca” será um espaço para que as pessoas possam trocar objetos que não usam mais e que podem ser úteis para outras pessoas, como livros, vinis, CDs, DVDs, artesanato, objetos ligados à cultura ou produção criativa, estimulando uma atitude mais consciente em relação ao consumo. Ainda na programação cultural acontecerão lançamentos de livros, apresentações artísticas e sugestões de roteiros em JF. Confira a programação completa.


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar

ACESSA.com - UFJF sedia Encontro Nacional de Turismo com Base Local