Circuito do Ouro Riquezas naturais e culturais marcam o caminho percorrido em busca do grande protagonista brasileiro do s?culo XVIII, o ouro



*Guilherme Ar?as
Colabora??o
11/07/2007
Paredao do Parque Serra
da Canastra

Leia mais:

Durante muito tempo o ouro foi motivo de grande cobi?a no territ?rio brasileiro. O metal amarelo revolucionou o mundo e ? personagem principal em v?rios cap?tulos da hist?ria do Brasil. Minas Gerais serviu como cen?rio para esse protagonista que, at? hoje, continua valorizado.

Hoje, a cobi?a gira em torno do percurso que esse protagonista percorreu no auge da ?poca da minera??o no Brasil, no s?culo XVIII. A rota, que enriqueceu a coroa portuguesa naquela ?poca, ? o caminho que turistas do s?culo XXI percorrem em busca de belas paisagens, aventuras, comidas t?picas e contato com a historia da regi?o.

O Circuito do Ouro ? formado pelas cidades de Bar?o de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Caet?, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga, Rio Acima, Sabar?, Santa B?rbara, Santa Luzia e S?o Gon?alo do Rio Abaixo. Cidades que guardam em seus casar?es, igrejas, museus, festas tradicionais e gastronomia, a marca hist?rica de uma cultura diversificada que, ao longo do tempo, se consolidou como tipicamente mineira.

foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro

foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro

Variedade Natural

Localizada na ?rea conhecida como Quadril?tero Ferr?fero, o circuito disp?e de jazidas de ferro, ouro, bauxita e outros minerais. Ainda hoje, uma parcela da economia do Estado se baseia na atividade extrativista, feita atrav?s das grandes mineradoras e usinas sider?rgicas, ou mesmo por trabalhadores que vivem do extrativismo da forma mais tradicional.

A natureza parece mesmo ter concentrado grande parte de sua beleza nessa regi?o. S?o cachoeiras, matas e paisagens que complementam a beleza diversificada desta regi?o. O Parque Estadual do Itacolomy, o Parque Natural do Cara?a e a Reserva da Biosfera s?o exemplos dessa peculiaridade.

O circuito do ouro revela, ainda, os aspectos culturais das cidades mineiras. O Barroco tem sua m?xima express?o representada nos munic?pios que comp?em o circuito. Ouro Preto ? considerada a principal cidade, dada a grandeza de seu legado hist?rico, art?stico e arquitet?nico. A cidade foi considerada Patrim?nio Universal da Humanidade junto com o Santu?rio de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro

foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro foto do circuito do ouro

A cultura da regi?o

N?o s? de belezas naturais vive o circuito do ouro. Os habitantes da regi?o d?o f?lego ao ambiente cultural com manifesta?es que atraem visitantes de todo o pa?s. Os exemplos mais tradicionais s?o a Semana Santa em Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Sabar?; o carnaval peculiar com as bandas e marchinhas, al?m dos cultos de sua arte popular que se aliam ? gastronomia regional, a exemplo do Festival de Quitandas de Congonhas; do Festival do "Ora-pro-n?bis" de Sabar? e Ouro Preto; da Festa do Pastel de Angu em Itabirito; do Festival do Bolinho de Feij?o que acontece em Caet?; do Torneio Leiteiro de Santa B?rbara; da Festa do Vinho de Catas Altas; da Festa de S?o Jo?o em Bar?o de Cocais, entre outras.

O convite est? feito. Grande parte do ouro j? foi embora, mas o nosso protagonista nos deixou um legado enorme de riquezas que valem a pena serem visitadas.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF